Fono Aplicada ao Idoso
Por: Soraya Cardozo • 24/4/2022 • Trabalho acadêmico • 283 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
Resumo do texto “aspectos psicossociais do envelhecimento” – texto 1 – aula 1
O texto trás estudos que foram realizados traçando ao longo dos anos as mudanças que ocorreram nos aspectos psicossociais relacionados ao envelhecimento.
Verificou-se o aumento da expectativa de vida e, com isso, consequente aumento considerável de idosos futuramente.
O estudo mostrou que com isso houve mudanças nas legislações e politicas públicas a fim de amparar e oferecer garantias, direitos, amparos e melhores condições de maior qualidade de vida aos idosos.
Houve um destaque especial ao Estatuto do Idoso e ao SUS. Além de destacar o surgimento de novas áreas científicas, farmacológicas, de neurociência e neuropsicológicas especiliazadas nos estudo e cuidado ao idoso.
Trouxe ainda uma comparação entre o entedimento do que era ser idoso no séc XIX e na atualidade.
No seguinte comparativo:
-no séc. XIX era tido quase como uma doença que comprometia a capacidade de trabalhar, produzir se sustentar e sustentar a sua família
-na atualidades idoso moderno encontra o desafio de dá significado ao seu dia a dia, a sua rotina e adaptação as novas tecnologias e de integração a sociedade atual. Por outro lado ainda a importância que se dá a inteligência pragmática , que se refere aquela adquirida pela experiência dos fatos ocorridos na vida, que varia e depende de diversos fatores dentre eles o nível intelectual, educação, aprendizado contínuo e experiências socio-culturais
Perguntas:
1 – quais foram os ganhos e perdas que a velhice lhe trouxe?
2- qual as diferenças que o senhor(a) enxerga velhice de seus avós/ pais e na sua em termos de tratamento dos familiares e da sociedade?
3- você se sente amplamente atendido, acolhido e protegido pelas políticas públicas e jurídicas que estão em vigor?
...