As Tranças De Bintou
Trabalho Universitário: As Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rual • 28/9/2013 • 1.454 Palavras (6 Páginas) • 185 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O objetivo da elaboração desta síntese reflexiva é estabelecer relação entre teoria e pratica a partir do texto literário ‘’As tranças de Bintou “e o texto cientifico uma abordagem integrada da aprendizagem e refletir sobre a importância das atividades integradas na educação de crianças e a partir destes serão propostas atividade para cada disciplina existente na educação infantil. Visto que esta reflexão tem uma importância no eixo estudado neste semestre, pois nos dará um melhor conhecimento a respeito das disciplinas e a forma de como trabalhá-las integralmente. Alem de proporcionar um olhar interdisciplinar no trabalho educativo, colaborando para que a criança desenvolva ao máximo suas capacidades.
DESENVOLVIMENTO
O Texto uma abordagem integrada da aprendizagem apresenta experiências cientificas integradas com as diferentes áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental infantil, já que segundo Gardner um psicólogo cognitivo e educacional dos Estados Unidos e autor da teoria das inteligências múltiplas, o individuo possui vários tipos de inteligência ou aptidão para certa área do conhecimento.
O principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre disciplinas. À medida que enriquecemos a variedade de ligações e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos.
A criança deve ser estimulada em todas as inteligências desde pequena, para impedir que ela cresça com limitações em alguma área, pois as inteligências são potencialmente determinadas pelo ambiente em que a criança está inserida, e cabe ás escolas proporcionarem oportunidades para que seus alunos desenvolvam o máximo de suas capacidades. Desta forma ao permitirmos que elas vivenciem conceitos abstratos e familiares torna-se o processo de aprendizagem significativo. Levando em conta que o aluno é um ser integral quando é propiciado às mesmas oportunidades de um aprendizado levando em conta o conhecimento prévio da criança e seu contexto de vida o processo se torna mais interessante e emocionalmente satisfatório tende a facilitar a assimilação do conteúdo. Além disso, é importante considerar as diferenças individuais, pois:
“Cada pessoa é um sujeito ímpar e tem forças cognitivas diferentes, aprende de formas e estilos deferentes de outros sujeitos, mesmo que oriundos de uma mesma sociedade ou meio cultural” Howard Gardner
O livro as Tranças de Bintou conta a história de uma menina africana insatisfeita com seus birotes (uma forma de prender o cabelo das crianças na África), pois o sonho dela é ter tranças como as moças e mulheres principalmente como sua irmã. Mas com muito amor e paciência de seus familiares no decorrer da história ela acaba se aceitando como é e entende que faz parte dos costumes daquela aldeia crianças não usarem tranças.
Como o texto uma abordagem integrada da aprendizagem nos fala da importância de integrarmos conhecimento familiar e abstrato para o melhor aprendizado infantil é também o que ocorre com Bintou, pois a partir da sua inteligência e observação das pessoas a sua volta ela questiona ter os cabelos diferentes e sempre procura por respostas, mas nunca se dá por satisfeita, até o dia que sua avó com muita criatividade lhe mostra o valor de ser criança e lhe ajuda a se aceitar como é ela, ensinou a neta a se valorizar e conseguiu desenvolver uma estratégia em que a menina continuasse com o birotes, mas se sentisse satisfeita colocando fitas coloridas no cabelo de Bintou. Ou seja, a menina aprendeu que na sua aldeia crianças não usam tranças, mas esse aprendizado não ocorreu de forma impositiva e sim a partir da exposição dos conceitos de forma familiar.
A partir da história de Bintou é possível trabalhar a consciência negra, valores, valorização das experiências das avós, autoestima, identidade, nome, família, quantidade, cooperação, danças, músicas e vestimenta africanas, formas geométricas, palavras e nomes diferentes, etc.
Utilizando o livro é possível iniciar um trabalho interdisciplinar começando com a leitura da história, posteriormente uma roda de conversa sobre a mesma, identificando nomes e palavras desconhecidas, procurando os seus significados, formas geométricas a partir do artesanato e pinturas nas roupas africanas, história da áfrica
A contextualização da disciplina natureza e sociedade se dariam com uma noção da história da áfrica, costumes, valores, clima, religião etc.
Matemática: identificar as formas geométricas no vestido de Bintou, quantidade de birotes, quantidade de pessoas na família de Bintou.
Alfabetização: reconhecer e registrar as palavras desconhecidas que aparecem no texto, procurar o significado no dicionário, marcar a letra inicial de cada uma.
Música: ouvir músicas africanas, ver vídeos com danças típicas da áfrica, ensinar as dançar uma música típica.
Considerando que essas atividades são uma sugestão para turmas de educação infantil todas são realizadas com o auxilio do professor.
Seguem a baixo as atividades relacionadas à história de Bintou
Atividades
Alfabetização
Turma: educação infantil
Tema; As tranças de Bintou
Duração; duas aulas
Objetivo: Estimular o gosto pela leitura
Desenvolver a capacidade de interpretação de texto
Promover a identificação das letras do alfabeto em diferentes palavras
Identificar e conhecer nomes diferentes
Conteúdo
Alfabetização
Expressão oral
Desenvolvimento
...