As Tranças De Bintou
Dissertações: As Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: soi4 • 28/9/2013 • 1.856 Palavras (8 Páginas) • 178 Visualizações
INTRODUÇÂO
UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM
Ao integrarmos experiências científicas com outras áreas, ajudamos as crianças a identificar e ter um aprendizado melhor com variedades e diferentes estilos aplicações e associações de informações.
Uma experiência cientifica consiste em uma montagem de uma estratégia concreta a partir da qual se organiza diversas ações e são umas das abordagens fundamentais e necessárias do conhecimento humano principalmente das crianças. Com essa experiência podemos encontrar uma aprendizagem mais significante e emocionalmente satisfatória ao permitirmos que elas percebam o conceito mais abstrato, o funcionamento da realidade de seu mundo familiar. Daí a razão para a sugestão de uma variedade de extensões enriquecedoras a cada um dos principais tópicos científicos.
Cada uma das oportunidades de aprendizagem descrita por Gardner com suas teorias das inteligências múltiplas, o primeiro dos testes de sucesso escolar foi realizado e desenvolvido pelo psicólogo Alfred Binet em 1900. Este teste tinha por finalidade diagnosticar crianças retardadas e crianças normais. Após a primeira Guerra Mundial, este teste foi aplicado nos soldados com a finalidade de diagnosticar a inteligência dos soldados. Com a propagação deste teste, pensou-se que era possível medir quantitativamente a inteligência, mas de acordo com Gardner, autor da teoria das Inteligências Múltiplas: "a inteligência é (...) a capacidade de responder a itens em testes de inteligência".
Os testes psicométricos consideram que existe uma inteligência geral, nos quais os seres humanos diferem uns dos outros, que é denominada g, este g pode ser medido através da análise estatística dos resultados dos testes.
É importante acrescentar que tal maneira de encarar a inteligência ainda hoje está presente no senso comum e mesmo em muitas parcelas do meio científico.
O texto Uma abordagem de aprendizagem expõe atividades físicas, sensoriais e emocionais ligadas ao processo de ensino-aprendizagem, a história As tranças de Bintou também, portanto ambos estão interligados, globalizados e contextualizados. Tanto o texto quanto a história de Bintou trabalha de forma interdisciplinar.
Na história de Bintou há elementos que podem ser aproveitados para trabalhar conteúdos de diferentes áreas de conhecimentos.
• Alfabetização; leitura e interpretação de texto, variedades linguísticas, etc.
• Artes e Música; colagem, pintura, desenho livre, dança, música, coreografia, teatro, etc.
• Matemática; formas geométricas, noção de tamanho, quantidade, tempo, espaço,
Estratégias: Desenvolver a capacidade de raciocinar logicamente.
Objetivos: utilizar jogos de quebra-cabeças, ideias reais para intensificar as lembranças, aumentando o desempenho mental, dentro da ludicidade, na medida em que a criança age sobre objetos, diferenciando tamanho, cor, textura, quantidade, sabor, etc.
Mudanças que permitem, não só a assimilação de objetos de conhecimento compatíveis com as possibilidades já construídas, é nesta fase que cabe à sociedade, através de instituições como a família e a escola, propiciar experiências, trocas interpessoais e conteúdos culturais que, interagindo com o processo de maturação biológica, permitam à criança atingir capacidades cada vez mais elaboradas, de conhecer e atuar no mundo físico e social.
• Natureza e Sociedade; família, etnias, diversidade social, cultural, alimentação, higiene pessoal, fenômenos da natureza, etc. É possível sim, iniciar um trabalho interdisciplinar com as crianças tendo como ponto de partida a história de Bintou, primeiro propiciar um ambiente lúdico e sonoro que irá estimular a criatividade e imaginação ao explorar o texto, aguçando a curiosidade das crianças que logo entrarão no imaginário mundo da fantasia. A literatura tem como finalidade na Educação infantil desenvolver o subconsciente imaginário da criança e sua inteligência lingüística.
Desenvolvimento
A música pode fortalecer a compreensão científica de várias formas. A melodia pode evocar sensações positivas acerca dos conceitos. As letras podem utilizar ideias reais ou metáforas para intensificar as lembranças.
A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
A criação, a desempenho, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação no desempenho), música improvisada até formas aleatórias. A música pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre géneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo. seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. Algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.
Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. . A relação com a inteligência musical pode facilitar a aprendizagem e torná-la mais permanente. Já foram constatadas melhoras no raciocínio espaço-temporal em crianças de pré-escola que podiam contar regularmente com um treinamento com teclado e canções. (Rauscher)
Os elos com a literatura ampliam os conceitos científicos, associando-os à linguagem e imagens vívidas, sejam metáforas ou narrativas. A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego
...