As Tranças De Bintou
Artigos Científicos: As Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessamarangoni • 2/10/2013 • 1.179 Palavras (5 Páginas) • 423 Visualizações
Introdução
O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonhava em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição do local onde ela mora, crianças só podem usar birotes. Quando a avó de Bintou conta-lhe as questões de como as mães pararam de deixar as meninas usarem cabelos longos e cm tranças, ela resmunga, mas conformasse e passa a ser a heroína da história por salvar dois meninos que estavam se afogando. Entretanto no final da história ela fica feliz com seus cabelos apesar de não conseguir as tranças, seus cabelos são enfeitados por sua avó cm com pássaros e fitas coloridas, ela se sente realizada por não ter apenas birotes na cabeça.
Desenvolvimento
Quando passamos a integrar experiências científicas com as outras áreas do currículo escolar, estamos ajudando os alunos no seu desenvolvimento, no seu empenho com as matérias e no seu interesse. Não precisamos seguir aquele modo de ensino antigo, onde só havia a decoração de matéria, que cada disciplina tinha seu dia de ser efetuada, sem ser misturadas. Hoje há diferentes tipos de aprendizagem e ter seu melhor desenvolvimento, aumento assim a retenção de conceitos.
A história de Bintou da base para desenvolvermos vários assuntos como: a não descriminação, a regionalidade, ao companheirismo e a boa convivência entre jovens e adultos. Bintou conta seu desejo de ter tranças, mas não pode ter, segundo os ensinamentos de sua avó, Ela conta que no passado quando as crianças usavam tranças, elas não queriam fazer amigos nem brincar, queriam só ficar cuidando das suas tranças, e o que para seu povo, segundo sua cultura, era prejudicial para as crianças. No texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”, fala sobre as crianças com talentos intelectuais diferentes que podem encontrar outros tipos de aprendizagens, onde satisfaça mais a criança. Ao permitir que percebam conceitos mais abstratos, que está presente na realidade de seu mundo familiar.
Fazendo um comparativo com o filme “As tranças de Bintou”, nota-se que a criança no começo da história com sua baixa autoestima por não ter suas tranças, ela se conforma em apenas ter seus birotes enfeitados, que mesmo assim o sol a segue e ela passa e se valorizar e se achar uma menina mais bonita, e que quando crescer terá suas tão sonhadas tranças seguindo sua tradição.
O texto, ele pode ser explorado de várias formas e em todas as matérias do curso de Pedagogia. Pois ele aborda temas como a matéria da matemática e suas formas de aprendizagens fazendo “integrante de toda ciência, uma vez que oferecem vias de quantificação e registro de observações”. O mesmo texto também fala “a música para fortalecer a compreensão científica de várias formas”, no filme de Bintou, a questão da regionalidade é bem marcada, no contexto há muita musicalidade e a interação dos mais jovens com os mais experientes, assim tendo uma cultura muito rica. As imagens também formam “elos com a literatura ampliam conceitos científicos, associando-os às linguagens e imagens vividas, sejam metáforas ou narrativas”. No filme de Bintou a história é trabalhada em torno d regionalidade, um povo que respeita sua tradição e cultura. É nessa visão que a educação deve ser feita, pois somos iguais e na alfabetização não pode ser diferente nem em relação a educação e nem em tratamentos diferenciados por religiões, raças, crenças ou tradições. Assim estamos contribuindo na formação das crianças para que não sejam racistas e nem preconceituosas.
Atividades
Natureza e Sociedade: aumentar em seus alunos o interesse por outro tipos de contos sobre africanos, ampliando seu repertório , apreciar as gravuras e a autoestima nas crianças. Os conteúdos a serem trabalhados nessa atividade são: a oralidade, a leitura e a apreciação de novos contos.
Tempo da atividade: 100 minutos.
Material: o livro “ As tranças de Bintou”, lápis grafite, lápis colorido, borracha, papel sulfiti.
Desenvolvimento da atividade: acomodar as crianças numa roda, apresentar o livro proposto, perguntas se elas conhecem o conto, o que elas acham das gravuras, se elas sabem sobre o que o conto fala, fazer a leitura do livro garantindo que eles apreciem as gravuras. Distribua os materiais para que as crianças desenhem os personagens que elas mais gostaram sobre o conto.
Avaliação: observar cada procedimento das crianças, seus questionamentos., seus comentários e o que mais chamou a atenção delas no conto.
Ensino das artes e da música: proporcionar
...