As Tranças De Bintou
Monografias: As Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lea • 7/10/2013 • 2.430 Palavras (10 Páginas) • 339 Visualizações
SUMÁRIO
1 SINTESE REFLEXIVA ........................................................................................4
2 PLANO DE AULA.................................................................................................5
2.1 PLANO DE AULA – ENSINO DE ARTE E MÚSICA.........................................5
2.2 PLANO DE AULA - ALFABETIZAÇÃO.............................................................6
2.3 PLANO DE AULA - NATUREZA E SOCIEDADE ............................................7
2.4 PLANOS DE AULA – MATEMÁTICA................................................................9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................10
4 REFERÊNCIAS..................................................................................................11
1. SÍNTESE REFLEXIVA
A história “As tranças de Bintou” nos mostra uma menina que pelas ilustrações e narrativas nos levam a deduzir que viva na África. Bintou sonha ter tranças longas, enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas, como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres da aldeia. Ao longo da história nos deparamos com alguns costumes e tradições de seu povo.
Aprofundando um pouco mais, notamos a relação da história infantil com o texto abordado. Ambos tratam de pluralidade: um na sala de aula e outro entre os povos e etnias.
A História permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos.
Na história de Bintou existem elementos que podem ser aproveitados para trabalhar conteúdos de diferentes áreas de conhecimentos. Poderíamos aproveitar, por exemplo, a festa de batizado do irmão de Bintou, onde havia um variado cardápio para trabalhar conceitos. Conforme descrito no texto ”Uma abordagem integrada da aprendizagem”, vimos que as experiências com olfato e paladar fortalecem as lembranças de conceitos.
A história de Bintou é bem ilustrada e com cores fortes que podem ser aproveitadas nas aulas de artes para que as crianças abusem da imaginação e façam desenhos coloridos relacionados à história. Poderíamos ainda introduzir músicas como as de capoeira que é uma luta típica com origens africanas.
As crianças poderiam entrar na história e criarem através da dramatização a sua própria versão da historinha infantil em pequenos grupos e apresentá-la aos coleguinhas. Assim trabalharia com a dramatização, também o cooperativismo e o relacionamento interpessoal.
Assim sendo, seria possível o professor iniciar um trabalho interdisciplinar com as crianças tendo como ponto de partida a história de Bintou. E para melhor relacionar os dois textos serão descritas atividades em diferentes disciplinas partindo de um mesmo tema e que poderão ser trabalhadas ao longo de uma semana em turmas de educação infantil com idade entre 04 e 06 anos.
PLANO DE AULA - 01
Área do Conhecimento: ARTES E MÚSICA
Nível de Ensino: Educação Infantil
Conteúdo / Tema: Apreciação em Artes Visuais
Objetivos:
• Identificar imagens diversas;
• Trabalhar a etnia;
• Produzir trabalhos através da colagem.
Ao final dessa aula espero que o aluno saiba: identificar imagens e figuras em revistas, jornais, livros, etc., respeitarem as diferenças dos colegas.
Procedimentos Metodológicos: para essa aula a professora deverá levar para a sala de aula revistas com diversas imagens de pessoas de diferentes tipos: brancas, negras, altas, baixas, gordas, magras, cabelos lisos, cabelos crespos, olhos claros etc.. Levar também cartolinas para fazer cartazes que serão fixados na sala de aula. Deverá começar falando sobre Bintou: sua cor, seu tipo de cabelo etc. Dividir a turma em grupos e dar revistas para recortarem imagens de pessoas. Cada grupo deverá recortar um tipo de imagem: um grupo recortará imagem de pessoas negras, brancas e indígenas, outro grupo recortará imagens de pessoas com diversos tipos de cabelos e penteados, outro grupo imagens de pessoas em que os olhos sejam destacados e assim por diante. A professora deverá observar se as revistas contêm as figuras propostas para a atividade. A professora deverá levar 06 cartolinas onde serão escritas as seguintes frases: “Não importa se você é branco, negro ou índio” “Não importa se você tem cabelos lisos, crespos, encaracolados, preto, loiro, vermelho ou branco” “Não importa se você é gordo ou magro” “Não importa se você é alto ou baixo” “A verdade é que somos todos iguais mesmo com algumas diferenças”. Depois de recortar as figuras, as cartolinas deverão ser distribuídas aos grupos conforme as figuras que elas recortaram para ser feita a colagem conforme a frase da cartolina. Lembrando que na última será de imagens diversas dentro do tema proposto. A professora deverá ajudar as crianças com as colagens. Ao final fixar o cartaz nas paredes da sala, fazer a leitura e comentar sobre cada um deles.
Avaliação: a avaliação será de forma contínua. Além de observar a motivação das crianças em desenvolver a atividade, a colaboração, será observado também ao longo dos dias se eles estão praticando o respeito com o coleguinha. Os cartazes deverão permanecer na sala durante alguns dias e nesse tempo será feita a avaliação.
PLANO DE AULA 2
ÁREA DO CONHECIMENTO: ALFABETIZAÇÃO
CONTEÚDOS CONCEITUAIS: Desenvolver a habilidade leitora;
Ampliar o vocabulário;
Relacionar o substantivo ao respectivo adjetivo;
Conteúdos Procedimentais: Compreender
...