As Tranças De Bintou
Monografias: As Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marih_borges • 8/10/2013 • 1.377 Palavras (6 Páginas) • 204 Visualizações
SUMÁRIO
SÍNTESE REFLEXIVA.............................................................................................. 04
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................08
REFERÊNCIAS......................................................................................................... 09
1. SÍNTESE REFLEXIVA
Este trabalho tem por objetivo fazer uma Síntese entre á história,”AS TRANÇAS DE BINTOU” e o texto “UMA ABORDAGEM INTEGRADA DE APRENDIZAGEM”.
As tranças de Bintou, escrito por Sylviane A. Diouf relata a vida de uma menina que sonhava em ter tranças, mas que na verdade tinha somente quatro birotes na cabeça.
Bintou vê na sua irmã mais velha um sonho de beleza.Que se torna bela como a irmã. Questionava as pessoas e animais quando ela cresceria para usar tranças. Sua avó é porta vez dos ensinamentos, é conta a ela uma história explicando o porquê às crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada.
Então, sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, fez birotes e enfeita-os com laços de fitas coloridas. A menina então se realiza, pois se sente orgulhosa e bela por ter birotes coloridos como os pássaros.
A partir desta historia que valoriza a diversidade cultural e dos afros-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados sem preconceitos.
A história permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais aspectos e fases, alem de comparativos entre outras culturas e povos. Permite que façamos atividades reflexivas como “por exemplo”, o fato de que naquele local as meninas não podem usar tranças, enquanto aqui no Brasil, cad vez mais cedo as crianças são influenciadas por tendência de moda.Podemos abordar os costumes, o respeito para com os mais velhos pode-se trabalhar a diversidades em relação a identidade ao cabelo, pode-se abordar de forma positiva valorizando as raízes africanas, utilização de pinturas e cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com oralidade, leitura e escrita.
Para contextualizar a história de Bintou nas diferentes áreas, buscando o desenvolvimento das potencialidades, mantendo o olhar atento ás necessidades e aptidões individuais, considerando que cada ser é único e aprende de forma e ritmos diferenciados, o que requer esforço e compreensão das necessidades especificas de cada necessidade.
Abordar a história com organização, objetividade e clareza, buscando despertar a curiosidade e interesse, convidando-os à pesquisas e conversas sobre os temas, facilitando o processo de descoberta e preparando-os para vivência futuras.
Considerando as reflexões acerca da história “AS TRANÇAS DE BINTOU” e do texto cientifico “UMA ABORRDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM” descrevo abaixo atividades práticas relacionadas com a história literária para cada eixo das diciplinas.
1-Para a área de Natureza e Sociedade
Conteúdos
A diversidade Cultural
Objetivo
Reconhecer que diferentes culturas em quaisquer espaço/tempo- próximos e distantes.
Descrição da atividade
Turma organizada em semi circulo.
Leitura do livro ‘As tranças de Bintou’ de Sylviane Anna Diouf feita pelo professor.
Após a leitura do livro, abrir espaço para uma discussão.
Faça perguntas como:
O lugar onde vivia a menina Bintou é parecido com a cidade onde moramos?
Pela leitura do livro, podemos perceber que diferença entre a vida de Bintou e a de vocês?
E que semelhanças?
Por que ela não podia ter tranças?
O maior desejo de Bintou era poder usar trança.E o seu maior desejo, qual é?
Depois das colocações dos alunos, apresentar a eles o desenho da Bintou e pedir para pintá-lo.
Avaliação
Deverá ser feito por meio do debate.
2-Para a área de Artes e Musica
Conteúdo
Vivam a diferenças
Objetivo
Aprender a conviver com as diferenças
Conhecer outras culturas
Auto-retrato
Descrição das atividades
Recorte em uma folha A4 a figura de uma criança (só o contorno)
Entregue uma folha para cada aluno e peça para desenharem (cabelos, olhos, nariz, boca, pés, mãos e etc). Depois exponha na sala todos os bonequinhos.
Avaliação
Através da observação na sala.
3- Para a área Alfabetização
Conteúdo
Vivam às diferenças
Objetivo
Aprender a conviver com as diferenças
Poesia- “pessoas são diferentes “, de Ruth Rocha.
Descrição da atividade
Leitura
...