As Tranças De Bintou
Trabalho Universitário: As Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bruna1990 • 10/10/2013 • 904 Palavras (4 Páginas) • 166 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Venho através deste mostrar como pode ser utilizada as áreas de
conhecimento como a Matemática, a Música, a Linguagem, a Arte, a Natureza e Sociedade nas atividades interdisciplinares. E utilizo como exemplo o Livro As Tranças de Bintou de onde retiro quatro atividades nas áreas de: Natureza e Sociedade; Artes e Música; Alfabetização e Matemática que foram de grande importância nesse semestre, pois me ajudou muito a entender como ajudar o aluno.
2. SÍNTESE REFLEXIVA
As atividades de integração nas áreas da Matemática, Música, Linguagem,
Artes, Natureza e Sociedade ajudam o aluno na sua representação mental, pois as ideias contidas nas mesmas estão no cotidiano do aluno, seja no seu convívio familiar ou escolar onde ele sempre tem experiências que contem a convivência com a natureza e sociedade, a literatura, as ideias matemáticas, as atividades artísticas e a compreensão musical.
A Matemática integra-se em toda a ciência onde possibilita a observação e
registro do raciocínio de quantidades e números que está relacionada a oralidade que por sua vez precisa da utilização da linguagem portuguesa para efetivar a comunicação do raciocínio lógico-matemático.
A Música com sua melodia, letras e ritmo ajuda na percepção científica de
formas variadas, facilitando a aprendizagem e tornando-a permanente na memória. Pois ela traduz formas sonoras que tem a capacidade de demonstrar sentimentos, pensamentos e sensações.
Na Literatura é possível integrar atividades de união da linguagem e
lembranças vívidas onde deve incentivar o aluno a representar suas histórias, escrevendo ou contando-as. Por ela unir o aluno a fantasia e a imaginação pode ser usada nas atividades de integração das áreas do conhecimento.
Atividades artísticas podem ser utilizadas como estímulo a criatividade da
ideia do aluno, ou seja, por ser livre ela estimula a explicação pessoal de cada um e estão contidas no cotidiano do mesmo.
Outra atividade que ajuda o aluno a usar a imaginação é a dramatização, pois
é uma atividade relaxante e prazerosa que proporciona ao aluno momentos onde ele pode usar sua criatividade na solução dos problemas propostos.
O movimento criativo relaxa e aumenta o conhecimento, ele também
aperfeiçoa as inteligências espacial, cinestésico-corporal, musical e interpessoal.
Nas atividades de Natureza e Sociedade os alunos vão interagir com o
científico e o real, ou seja, vão reconhecer a importância do que aprenderam em sala de aula no mundo real, por esse motivo, ela pode ser utilizada em varias áreas de conhecimento.
Para que as atividades de integração tenham sucesso, é preciso que o
professor planeje com antecedência a aplicação de tais e saibam quais serão os seus objetivos, pois todas as áreas se interagem basta estudar como irá utilizá-las.
3. REFLEXÃO
A relação existente entre o texto e a história de Bintou são as atividades de
interação, onde a história nos dá vários elementos que podem ser aproveitados para trabalhar conteúdos de diferentes áreas de conhecimento, sendo alguns deles: Espaço e forma; Valorização do diálogo; Medidas e grandezas; Notação numérica; Reconhecimento de elementos musicais da natureza; Escrever, ler e compreender textos e Identificação das ações do homem na natureza e sociedade. Com isso seria possível iniciar um trabalho interdisciplinar com os alunos, explorando a leitura e interpretação textual, a música do canto dos pássaros e os números apresentados na história. Logo, poderia contextualizar as diferentes áreas de conhecimento usando as experiências vividas por Bintou nas diferentes áreas de conhecimento.
4. ATIVIDADES
NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDOS
Identificação e escrita do próprio nome e do nome dos colegas.
OBJETIVO
Trabalhar com a identificação e reconhecimento do seu nome e dos colegas.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
O professor entregará para a turma um cartão com o nome de um dos
personagens da história de Bintou.
Solicitar que o aluno observe o cartão e reescreva o nome.
Depois pedi que registre:
• A primeira letra e a última letra do nome.
• As letras que se repetem.
• A quantidade de letras que esse nome tem.
Em
...