As Tranças De Bintou
Trabalho Escolar: As Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisangela.penha • 13/10/2014 • 1.429 Palavras (6 Páginas) • 671 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma síntese reflexiva a partir do vídeo as tranças de Bintou e as experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo possibilitando o enriquecimento da aprendizagem e melhorando o desempenho mental, utilizando-as como um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa.
Assim elaborando 4 planos de aulas que norteiam o eixo das disciplinas propostas na educação infantil.
SINTESE REFLEXIVA
As tranças de Bintou é um conto africano que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes.
A parti dessa historia nos vem a tona experiências que vivenciamos em sala de aula, nos ensinando formas de trabalhar com a diversidade cultural englobando vários conceitos, desta forma, estamos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.
A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem que fará com que a criança associe e retenha os conteúdos com maior facilidade.
Em natureza e sociedade:
"Propõe-se que os conteúdos sejam trabalhados junto ás crianças, prioritariamente, na forma de projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural, em função da diversidade de escolhas possibilitada por este eixo de trabalho." R.C.N.E.I.pg 177.
O principal objetivo do trabalho pedagógico com este eixo é permitir à criança explorar o meio ambiente natural e social, de acordo com as suas capacidades, conhecimentos prévios e hipóteses que cria para explicar os fenômenos que observa.
Deste modo, o professor estará criando oportunidades para que as crianças percebam o quanto nossa diversidade cultural é rica, e ensinando a respeitar as diferenças e a superar a discriminação. Além disso, as histórias podem envolver também o cuidado com a natureza e o meio ambiente, utilizando personagens inspirados na nossa fauna e flora, e despertando desde cedo à necessidade de preservação.
Música
"A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social." R.C.N.E.I. (pág. 49)
A música possui um importante papel na educação de crianças, pois facilita o processo de aprendizagem, tendo em vista que desenvolve a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, a socialização e afetividade também trabalha com movimentos corporais. Além de ser um meio de expressão de ideias e sentimentos é também uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. As canções contribuem para o desenvolvimento neurológico, afetivo e motor da criança.
Linguagem Oral e Escrita
"Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa, graficamente a linguagem. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas á percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades relacionadas sensório-motoras. È antes, um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas." R.C.N.E.I.pg 122
Através da linguagem oral quanto escrita podemos explorar diversas atividades com os alunos, relacionando a historia de Bintou com a realidade de muitas crianças.
Matemática
"Diversas ações intervêm na construção dos conhecimentos matemáticos, como recitar a seu modo a sequencia numérica, fazer comparações entre quantidades e entre notações numéricas e localizar-se espacialmente. Essas ações ocorrem fundamentalmente no convivio social e no contato com histórias, contos, músicas, jogos, brincadeiras etc." R.C.N.E.I.pg 213
A matemática é parte integrante do cotidiano onde tudo gira em torno de números, medidas, operações e figuras geométricas. As brincadeiras e jogos são capazes de desenvolver na criança noções matemáticas mesmo antes de entrar na escola. Devemos oportunizar situações ricas e desafiadoras para que a criança desenvolva suas habilidades matemáticas, preferencialmente pautadas em conteúdo significativo.
PLANO DE AULA I
Eixo: Natureza e Sociedade
Conteúdo: Eu e o outro
Objetivos:
Sensibilizar o aluno para perceber e aprender a lidar com as diferenças individuais.
Descrição:
Peça para que os alunos formem um circulo, conte para eles a historia de Bintou. Em seguida pergunte o que eles entenderam da historia.
Relacione a historia com a realidade deles, perguntando se gostam de sua cor, de seus cabelos, de acordo a resposta de cada aluno, se sim ou não perguntem o porquê?
Mostre aos alunos que apesar de sermos diferentes nas características somos todos iguais, que não devemos ter preconceito que seja pela cor pela raça por uma deficiência etc.
Em seguida coloque revistas e jornais livros para fazerem recortes e montarem cartazes mostrando a igualdade de todos.
Avaliação
Observação contínua das atividades desenvolvidas. Verificando se compreenderam o objetivo da aula.
PLANO DE AULA 2
Eixo: linguagem oral e escrita
Conteúdo: Identificação de imagem
Objetivos:
Conhecer utilizar e valorizar os modos
...