TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As células

Artigo: As células. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÂO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Há uma grande influência da economia sobre as pessoas e as instituições, para entendermos o funcionamento do sistema econômico e os impactos que ele causa aos indivíduos, serão abordadas no texto alguns assuntos e temas mais importantes para a economia de um país.

A economia é uma ciência que estuda os agentes econômicos, ou seja as tomadas de decisões que causarão impactos positivos ou negativos para a sociedade e para as empresas.

Mesmo para as pessoas que são leigas no assunto, temos uma noção de todo esse sistema. Hora se estamos “bem” financeiramente, a economia vai bem, se estamos “mal” certamente a economia vai mal.

2 DESENVOLVIMENTO

O processo inflacionário quando instalado, é de difícil controle. Funciona como um círculo vicioso, obrigando a realização de reajustes periódicos de preços e salários com o seu consequente agravamento.

Segundo SANDRONI (1999) Inflação é definida como o aumento persistente e generalizada dos preços, resultando em uma perda do poder de compra da moeda.

Se hoje a preocupação com a inflação brasileira é se o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará o ano acima da meta- de 6,5% ao ano, nas décadas 80 e 90 a população se “armava” com calculadoras para checar o real valor do seu suado dinheiro.

Em outras palavras, a inflação é um monstro que nos aterroriza, Há tempos que ele esta calmo, e Há tempos que ele está enfurecido, isso depende muito de quem o controla.

A inflação reduz o poder aquisitivo das pessoas, os preços aumentam, porém os salários permanecem congelados.

O Brasil sofreu muito com a inflação nas décadas de 80 e 90, o país tinha o PIB (Produto Interno Bruto) muito fraco e a inflação elevadíssima, segundo a manchete do ESTADO DE SÃO PAULO, na década de 80 a inflação bateu recorde de 36.850.000%.

A economia do país, só começou a se recuperar no ano de 1999, quando o governo estabeleceu o sistema de metas de inflação, a partir daí a economia tem seguido uma trajetória de estabilização.

Taxa de juros é o preço do dinheiro, quanto maior os juros, maior o custo do dinheiro, do capital. Portanto taxas de juros provocam o desaquecimento e redução da atividade econômica. Quando isso acontece, certamente também haverá queda na geração de empregos.

A taxa de juros é importantíssima na politica monetária, pois ela é o instrumento de utilizado elo Banco Central para controlar a inflação, que quando alta afeta a população, o governo e os setores externos, pois os investidores trazem para o país, moeda estrangeira em grande quantidade valorizando a taxa de câmbio, que é o fortalecimento da moeda nacional.

Taxa de cambio é o preço entre a moeda de dois países. Em economia internacional usamos o dólar como moeda de referência, Em outras palavras a taxa de câmbio determina quantos reais são necessários para se conseguir um dólar no mercado.

A economia é complexa, não existe uma forma de mantê-la sempre no controle, temos consciência de que qualquer decisão tomada causará impactos negativos ou positivos para as pessoas que nele vivem.

Tudo o que se trata de coleta, processamento, interpretação e apresentação de dados pertence ao domínio das estatísticas, assim como o planejamento detalhado.

As medidas descritivas estão divididas em vários tópicos, mas as mais destacadas são as de tendência central e as de dispersão.

As de tendência central são utilizadas para determinar os resultados, os tipos de tendência central são: Moda, Mediana e Média.

As medidas de dispersão visam descrever os dados no sentido de informar o grau de afastamento dos valores observados em torno de um valor central, as medidas de dispersão são classificadas em Absoluta e Relativa.

A amostragem probabilística refere-se a procedimentos que utilizam alguma forma de seleção aleatória dos seus membros.

Para se ter um método de seleção aleatória, é necessário definir um procedimento que garanta que as diferentes unidades da população têm probabilidades iguais de serem escolhidas. Não é suficiente que a escolha dos membros da amostra seja aleatória. É igualmente determinante para que uma amostragem seja probabilística que todos os membros da população tenham a mesma probabilidade de serem escolhidos.

Para a definição e seleção de uma amostra através de um processo de amostragem probabilística é necessário definir a população-alvo e dispor de uma grelha de amostragem com a identificação dos membros dessa população [nas sondagens eleitorais a população-alvo são os sujeitos que podem votar nessa eleição, isto é, os eleitores, e a grelha de amostragem utilizada é o “caderno eleitoral” (documento que identifica os eleitores)]. Nas sondagens relativas a eleições nacionais não é possível, em Portugal e por razões legais, dispor dos cadernos eleitorais oficiais pelo que se usa em sua substituição, frequentemente, a lista telefónica (com todos os problemas que isso coloca pelo facto de nem todos os eleitores estarem identificados nas listas telefónicas e de as listas telefónicas incluírem vários elementos que não pertencem à população dos eleitores).

A amostragem probabilística é objetiva, pois não é influenciada pela pessoa que esta conduzindo a pesquisa. Nesse tipo de amostragem, os elementos da amostra são selecionados aleatoriamente e todos eles possuem probabilidade conhecida de serem escolhidos.

Números-Índices são usados para indicar variações relativas em quantidades, preços e valores de um artigo (ou artigos) duramente certo período de tempo ou entre diferentes lugares. O conhecimento de números índices é indispensável como um instrumento útil ao exercício profissional, quer seus problemas estejam voltados para a microeconomia, quer para a macroeconomia.

Os números índices simples podem ser chamados de relativos de base fixa ou relativos de ligação. Os índices compostos mais utilizados são: Índice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com