As oportunidades e ameaças no cenário global
Projeto de pesquisa: As oportunidades e ameaças no cenário global. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: daydk • 10/6/2014 • Projeto de pesquisa • 3.083 Palavras (13 Páginas) • 420 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CRISLAINE BEZERRA SILVA- RA 299924
JORDANA BARBOSA OLIVEIRA – RA 304931
PATRICIA DALTRO OLIVEIRA-RA 326425
THAISE ASSAD LIMA-RA 308527
Desafio de Aprendizagem
Feira de Santana – BA
2011
FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CRISLAINE BEZERRA SILVA-RA 299924
JORDANA BARBOSA OLVEIRA – RA 304931
PATRICIA DALTRO OLIVEIRA-RA 326425
THAISE ASSAD LIMA – RA 308527
Desafio de Aprendizagem
Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera - Uniderp, curso de Licenciatura em Pedagogia, como requisito parcial para aprovação do 1ª semestre na disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional, sob orientação da tutora Edna Santos.
Feira de Santana – BA
2011
Introdução
A Pedagogia é um tema muito rico, e por ser muito extenso requer muito estudo e pesquisa. Depende não só das gerações passadas, dos desbravadores deste campo, mas também das novas gerações de profissionais ousarem e produzirem trabalhos e pesquisa com qualidades científicas para dar continuidade ao trabalho já começado. Atualmente, além da Instituição Escolar, notamos grande interesse nas áreas hospitalar e empresarial, além da clínica clássica. Surgida no século XVII, pedagogia tende para um objetivo prático definido, através de meios (processos e técnicas de ensino) eficientes para alcançá-los.
Oportunidades e ameaças presentes no cenário global
Geralmente, o pedagogo tem-se caracterizado como profissional responsável pela docência e especialidades da educação, como: Direção, Supervisão, Coordenação e Orientação
Educacional, entre outras atividades específicas da escola. Podemos dizer que, dificilmente, encontra-se o profissional da educação desvinculado da escola propriamente dita, e inserido em outras atividades do mundo do trabalho, como em empresas, ainda que esse trabalho refira-se à educação, mas em uma perspectiva extraescolar.
Ao analisar a estrutura de organização das disciplinas do curso de Pedagogia notamos que não há direcionamento específico para a atuação do pedagogo em empresas, fato esse que dificulta a inserção e conhecimento das possibilidades de atuação desse profissional nos processos produtivos. Por essa razão e, também, porque a escola constitui-se um local de trabalho bastante conhecido dos pedagogos, esses profissionais limitam sua procura a essas instituições.
Nesse momento, em que o curso de pedagogia passa por um processo de reestruturação com propostas divergentes de diretrizes curriculares e, também, considerando as modificações ocorridas no processo produtivo, faz-se importante contemplar a possibilidade de atuação desses profissionais em outros setores do mundo do trabalho.
Dessa forma a educação sofre mudanças em seu conceito, pois deixa de ser restrita ao processo ensino-aprendizagem em espaços escolares formais, se transpondo aos muros da escola, para diferentes e diversos segmentos como: ONGs, família, trabalho, lazer, igreja, sindicatos, clubes etc. Abre-se aqui um novo espaço para a educação, dando uma estrutura interessante à educação não formal.
Com toda esta nova proposta e possibilidade de atuação, o profissional Pedagogo também se transforma,
se adequando a esta nova realidade, se posicionando como profissional capacitado para caminhar junto a esta transformação da sociedade. O Pedagogo deixa de ser, neste novo contexto, o mesmo Pedagogo do século XVIII, XIX e até mesmo século XX. Apresentando-se agora como agente de transformação para atuar nesta nova realidade. Hoje, o profissional pedagogo está sendo inserido em um mercado de trabalho mais amplo e diversificado possível, porque a sociedade atual exige cada vez mais profissionais capacitados e treinados para atuarem nas diversas áreas. Não sendo comum um profissional ser qualificado apenas para exercer uma determinada função, e sim para atuar nas diferentes áreas existentes no mercado de trabalho, seja ele qual for.
As linhas de pensamento relacionadas ao profissional Pedagogo possibilitam uma reflexão mais aprofundada sobre a sua atuação, pois hoje, se pensa muito mais detalhadamente a dinâmica do conhecimento e as novas funções do educador como mediador deste processo. Dessa forma, não podemos mais nos deter somente no universo da educação formal, mas buscar novas fontes de formação e de informação para adequar este profissional no mundo globalizado e competitivo.
Toda transformação relacionada à atuação do Pedagogo se dá ao fato de que, hoje vivemos o processo que reflete a transformação de valores e pensamentos de uma sociedade voltada para valores mais específicos, como a cultura de seu povo, valor diferente daquele que até pouco tempo se primava pelo valor econômico. Ou seja, a cultura hoje tem o seu papel melhor definido e mais importante para a sociedade do
que situação econômica, propriamente dita.
Nesta perspectiva de mudança e viabilizando uma atuação deste profissional é que abrimos espaço para esta discussão, pautando nosso estudo na atuação do Pedagogo em espaços não escolares, suas habilidades e competências para atuação nestes espaços, o leque de possibilidades que hoje se abre deixando para trás a idéia primária de que este profissional está preparado somente para atuar em espaços escolares, e que pouco ou quase nada podendo aproveitar de suas habilidades para atuar em outros espaços.
O profissional de pedagogia e sua relação com os outros
As instituições educacionais necessitam de ferramentas para conquistar os clientes numa conjuntura onde o poder da marca é enfatizado como elemento para agregar valor ao ensino, assim como o docente, para a atração e fidelização dos clientes, a partir de suas competências para a educação, mas também como um dos fatores de marketing das instituições educacionais por ser o contato
...