As Águas Poluídas
Por: Irenilce Da Silva Santos AY-Moré • 28/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.314 Palavras (10 Páginas) • 155 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: 4
1.2 OBJETIVOS: 4
1.2.1 Objetivo Geral 4
1.2.2 Objetivos Específicos 4
1.3 Justificativa 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 BIOMASSA – ELEMENTO ESSENCIAL PARA ENERGIA LIMPA 5
2.2 ABASTECIMENTO DE QUALIDADE PARA A CIDADE DE PORTO VELHO 6
3 usina de biomassa em porto velho 7
3.1 modelo de usina de biomassa 7
3.2 PARÂMETROS PARA INSTALAR UMA TERMOELETRICA DE BIOMASSA 8
3.2.1 Localização 8
3.2.2 Disponibilidade de Material: 8
3.2.3 Produção Energética Estimada 8
3.2.4 Projeção de Investimento 8
3.3 impactos ambientais 9
3.3.1 Vantagens da Biomassa 9
3.3.2 Desvantagens da Biomassa 10
3.3.3 Planta Baixa e Esquema de uma Usina de Biogás 10
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Encontrar formas de abastecer o mundo com energia elétrica obtida de forma limpa e renovável não é tarefa fácil, é necessário que se façam investimentos, de forma racional e eficiente. Os recursos oferecidos pela natureza no Brasil, principalmente com nossas fontes renováveis, vem crescendo a passos largos na expansão da matriz de produção de energia.
No mês de maio de 2016 a geração eólica verificada, evoluiu 53% quando comparado ao mesmo mês de 2015. Já a fonte hidráulica cresceu 10,4% no mesmo período. No acumulado dos últimos 12 meses, a produção eólica aumentou 59,8%. Em contrapartida, a produção de térmicas a petróleo foi reduzida em 39,8% no mesmo período. As fontes renováveis têm reduzido o percentual de produção das fontes térmicas, que registraram queda de 14,1% na evolução anual nos últimos 12 meses até maio. Considerando a capacidade instalada de geração de energia elétrica, as fontes renováveis também se destacaram na matriz brasileira, com participação equivalente a 80% em junho de 2016.
[pic 14]
Se compararmos a matriz energética dos anos 1970 com a projeção para 2030, podemos constatar o crescimento do uso das fontes renováveis, o que amplia a necessidade de investimentos em usinas de produção de energia limpa.
Atualmente o uso da biomassa, das eólicas, solares e porque não, ainda a grande produtora energética a hidráulica, fazem parte desse contexto, porém devemos considerar que o uso da água como fonte renovável deve ser analisado com muito critério, pois a cada dia temos notícias de crises hídricas, como a ocorrida em 2015 na Região Sudeste do Brasil. A biomassa da cana e a hidreletricidade sustentam essa condição favorável, que pode e deve ser mantida nos próximos anos a estratégia de expansão da oferta de energia, com o benefício adicional de se tratar de fontes energéticas próprias, sobre as quais o País tem amplo domínio, inclusive no aspecto tecnológico.
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
A energia elétrica produzida através da biomassa, material que antes era descartado como lixo.
OBJETIVOS:
Objetivo Geral
Avaliar uma forma viável de produção de energia através da biomassa para abastecimento da cidade de Porto Velho – RO.
Objetivos Específicos
- Identificar as principais fontes de biomassa na cidade de Porto Velho;
- Apresentar a importância ambiental de uma usina de aproveitamento energético de biomassa;
- Verificar a viabilidade econômica de uma usina de biomassa.
Justificativa
A motivação para este trabalho baseia-se na necessidade de apresentar á cidade de Porto Velho, fontes renováveis de energia que possibilitem seu crescimento e um desenvolvimento sustentável ambiental, social e econômico.
Os estudos sobre geração de energia elétrica a partir da biomassa se justificam quanto ao aumento demográfico da cidade, e consequentemente do consumo energético. A produção de biomassa, retirada dos dejetos oriundos da pecuária, (bovinos, suínos, caprinos e equinos), é valiosa ao meio ambiente, bem como para o setor energético, pois pode suprir o aumento da demanda energética e viabilizar uma nova distribuição à população da cidade.
...