Aspectos ambientais do impacto no meio ambiente
Artigo: Aspectos ambientais do impacto no meio ambiente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luisasoo • 21/5/2014 • Artigo • 729 Palavras (3 Páginas) • 529 Visualizações
A HISTÓRIA DAS COISAS
As etapas do sistema linear são: a extração que vai para a produção e assim para distribuição, para o consumo e para o tratamento de lixo.
A extração vai atrás da matéria prima. Extrai recursos naturais, matando animais, destruindo florestas, acabando com montanhas, e contaminando a água.
A produção é a parte onde usamos esses recursos naturais pra junto com tóxicos criar produtos tóxicos.
A distribuição é o papel dos supermercados, das lojas, que compram esse produto tóxico e repassam para a sociedade.
O consumo é as pessoas que compram cada vez mais e assim não se desapegam desses produtos que as indústrias oferecem.
E enfim o tratamento de lixo serve para que esses produtosproduzidos tenham um fim depois que não são mais úteis.
Então essa economia de materiais, trás muitos problemas para a sociedade. Cidadãos que não tem outra opção de viver se limitam a trabalhar em indústrias e assim contribuir para sua saúde, ficando expostos a toxinas e assim a doenças graves. Mulheres em período de gestação também se limitam a essas toxinas, e assim fazendo com que seu bebe certamente tenham doenças no futuro.
O governo que seria para cuidar e zelar por nós, hoje obedece a grandes corporações. De 100 grandes corporações que existe 51 são as maiores, e o governo se submete a cada uma dela e assim fazendo com que essas sejam maiores e mais importantes que o governo.
Em países desenvolvidos como os Estados Unidos faltam matérias primas para as indústrias produzirem. Com isso através de países subdesenvolvidos, ou seja, aos países de terceiro mundo, buscam recursos naturais, extraindo-os, e assim causando a destruição do meio ambiente e da economia destes países.
O tempo livre da maior parte dos americanos é ocupado pela satisfação de comprar e comprar, e assim gerando imensas montanhas de lixo.
Em meio a fabricação dos produtos são criados a obsolescência planejada e a obsolescência perceptiva. Essa obsolescência planejada é a fabricação de produtos para que tenham uma vida útil pequena, ou seja, criados para jogar no lixo. A obsolescência perceptiva convence as pessoas a se desfazer dos produtos que são perfeitamente úteis mudando a aparência das coisas.
Tudo isso gera muito lixo. O lixo que vem da nossa casa é apenas uma parte dessa enorme poluição. Cada pacote de lixo que deixamos na esquina, mais um punhado são produzidos, para apenas fazer o lixo desse saco que deixamos na esquina.
Para que essa politica do sistema linear diminua, precisamos tomar atitudes e criar soluções mais sustentáveis, zero resíduos e energias renováveis. Certamente construiríamos um planeta muito melhor e saudável.
O LIXO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A construção civil está aumentando e virou uma preocupação em relação aos problemas criados com ela. O entulho gerado está trazendo muitos impactos ao meio ambiente. Como a construção civil está em alta no Brasil, muito entulho está sendo acumulados em aterros sanitários.
Daqui alguns anos haverá mais entulho do que construção e ai o problema vai ser maior. Por isso precisa ser criadas soluções para esse problema. Projetos para a reutilização desse material, reaproveitamento em outras obras. Até mesmo com esse entulho cobrir áreas destruídas sem prejudicar o meio ambiente.
As construtoras estão pretendendo criar usinas para a reciclagem desse entulho.Em
...