Aspectos do impacto no meio ambiente
Seminário: Aspectos do impacto no meio ambiente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 13/8/2014 • Seminário • 714 Palavras (3 Páginas) • 391 Visualizações
Objetivos
Compreender o que é meio ambiente e a sua importância.
Refletir sobre os fatores da crise ambiental.
Identificar e diferenciar aspectos de impactos ambientais.
Descrição da atividade
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
1) Qual a sua visão sobre meio ambiente?
Meio ambiente é tudo que nos cerca, tudo que tem a ver com a vida de um ser.
Pode ser dividido em:
a) Elementos físicos: Litosfera, atmosfera e hidrosfera (rochas, ar, ventos, água, radiação solar, ondas do mar);
b) Elementos vivos: Biosfera (homens, animais, plantas, micro-organismos);
c) Elementos culturais: Cultura de cada povo (hábitos, costumes, modo como uma região/povo faz uso dos recursos naturais, ou seja, como as atividades humanas interferem com os elementos anteriores).
Defina-o e explique sua importância para a vida na Terra.
A vida na terra só foi e é possível graças à grandiosidade dos recursos naturais existentes no meio ambiente.
Elementos como água, radiação solar, ar, plantas e animais são o que nos dão vida.
Nossa qualidade de vida está intimamente ligada à qualidade do meio ambiente que nos cerca.
2) A crise ambiental é resultado da relação entre produção e meio ambiente. Explique cada fator da crise ambiental detalhadamente.
Os fatores (elementos) da crise ambiental são demonstrados no triângulo abaixo:
a) População – Cada dia cresce mais por todo o mundo.
A população tem necessidades básicas (alimentar-se, vestir-se, ter moradia, etc) e vontades (comprar um carro, possuir um celular, comprar uma TV nova, etc). Para suprir estas necessidades e atender estas vontades é necessário extrair recursos naturais, os quais são finitos;
b) Recursos naturais – Os seres humanos necessitam dos recursos naturais para atender suas necessidades. Muitas vezes, para utilização de um recurso é necessário inserir processos tecnológicos para que estes sejam extraídos, transformados e beneficiados em produtos finais para consumo humano. Curi (2012, p. 2) apresenta um panorama histórico da relação sociedade x meio ambiente, no qual afirma que há tempos o ser humano utiliza o meio ambiente de forma exploratória para extrair os recursos necessários à sua vida;
Os recursos naturais, tanto os renováveis, quanto os não renováveis são finitos e o ritmo acelerado da tecnologia (aceleração da utilização desses recursos), aliado ao crescimento demográfico descontrolado tem causado grandes impactos ao meio ambiente. Esses impactos, muitas vezes irreversíveis, causam danos irreparáveis ao sistema, como extinção de formas vivas e esgotamento de recursos;
c) Poluição – Este último vértice do triângulo da crise ambiental é o resultado do uso dos recursos naturais pelos povos. A poluição pode ser definida por substâncias ou energias inseridas no meio ambiente e que provoca o desequilíbrio negativo do mesmo. Este efeito negativo pode causar danos à nossa saúde aos outros seres vivos e ao ecossistema como um todo.
Este vértice causa alterações indesejadas das características físicas, químicas e biológicas da natureza, litosfera, águas, ar que respiramos.
A poluição pode ser subdividida em ar, água e solo.
a. Poluição do ar – Causada essencialmente pela emissão de gases tóxicos na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis utilizados para geração de energia, setores industriais, de transporte, etc.
Como resultado, várias doenças respiratórias atingem pessoas em todo o mundo. Além disso, fatores adversos como chuvas ácidas, efeito estufa, mudanças climáticas atingem os ecossistemas.
b. Poluição da água – A água é considera poluída quando possui contaminantes químicos, físicos ou biológicos em sua composição, e neste caso, não pode ser utilizada como água potável ao ser humano.
Os contaminantes químicos alteram a composição da água através de reações químicas.
Os contaminantes físicos não reagem quimicamente com a água, mas alteram sua
qualidade, comprometendo sua pureza.
Já a contaminação biológica se dá pelo aumento de componentes orgânicos à estrutura da água, como coliformes, principal indicador de qualidade microbiológica da água, mas também algas, bactérias, protozoários, etc.
O consumo de águas poluídas pode causar hepatite, leptospirose e diarreias.
3) O que são aspectos e impactos ambientais?
Aspecto ambiental pode ser definido como o resultado da atividade de algo (ser humano, máquinas) que causa efeitos sobre o meio ambiente.
Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por aspectos ambientais.
Quando um aspecto ambiental é relevante, o impacto também será.
Os impactos ambientais são o objeto de interesse desta disciplina. Estes são comumente referenciados como “problemas ambientais”.
Liste TRÊS exemplos de aspectos e TRÊS de impactos ambientais.
Atividades
Aspectos ambientais
Impactos ambientais
Transportes
Emissão de gás carbônico no ar
Aquecimento global
Criação de usinas hidrelétricas
Alagamento de matas
Perda de biodiversidade, mudança no ecossistema
Extração de madeiras
Desmatamento de florestas
Perda da bio
...