Aspectos linguísticos: fonética e morfologia
Seminário: Aspectos linguísticos: fonética e morfologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinekathleen • 23/11/2013 • Seminário • 639 Palavras (3 Páginas) • 379 Visualizações
Aspectos linguísticos: fonologia e morfologia
Nesta atividade discutiremos sobre os principais conceitos apresentados durante esta disciplina. Entendemos que a LIBRAS não representa apenas uma língua, mas um instrumento de poder e acessibilidade para a comunidade surda que foi e ainda é, frequentemente, invisibilizada pela sociedade ouvinte.
O objetivo desta atividade é reconhecer as conquistas já adquiridas pela comunidade surda e dar um passo adiante ao refletir sobre o que ainda é necessário ser desenvolvido para se alcançar a equidade de direitos entre ouvintes e surdos.
A atividade consiste na elaboração de um texto argumentativo-reflexivo que faça uma análise crítica do atual cenário brasileiro para as pessoas surdas, justificando as dificuldades no que tange à acessibilidade, ao avanço realizado e ao que ainda precisa ser feito.
Passo 1: Para a análise e reflexão das barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas você deve ler e analisar os seguintes materiais:
UNIVERSO ONLINE UOL, Casal de surdos ganha indenização de cinema que não tinha 'Shrek' legendado em Belo Horizonte. UOL notícias cotidiano, Belo Horizonte, 29 out. 2012. Disponível em:<http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/10/29/casal-de-surdos-ganha-indenizacao-de-cinema-que-nao-tinha-shrek-legendado-em-belo-horizonte.htm>. Acesso em: 14 abr. 2013. Se preferir clique aqui.
SOUZA, M. Cursinho nega intérprete para aluna surda matriculada no centro de São Paulo. UOL, São Paulo, 02 fev. 2013. In: MOURA, S. Blog Educação Bilíngue no Brasil: multilinguismo, interculturalidade e línguas no Brasil. Disponível em: <http://networkedblogs.com/HQYUP>. Acesso em: 15 abr. 2013. Se preferir clique aqui.
OLIVEIRA, V.; CASTRO, N. Sem intérprete, universitária surda é impedida de ir às aulas. Campo Grande News, Campo Grande, 21 jan. 2013. Disponível em: <http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/sem-interprete-universitaria-surda-e-impedida-de-ir-as-aulas>. Acesso em: 15 abr. 2013. Se preferir clique aqui.
STUMPF, M. R. Mudanças estruturais para uma inclusão ética. In: QUADROS, R. M. (Org.). Estudos surdos III. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2008, p. 14-29. Disponível em: <http://editora-arara-azul.com.br/estudos3.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2013. Se preferir clique aqui.
Dica: Os materiais indicados podem ser apenas o começo de seus estudos, que podem ser aprofundados com as indicações feitas no Saiba Mais. Clique aqui
Passo 2: Este é o momento em que você deve dialogar com seus colegas, compartilhando suas análises e reflexões, especificamente sobre a análise dos artigos indicados no Passo 1. Sendo assim, acesse o Fórum Geral do Ambiente Virtual de Aprendizagem e discuta as seguintes questões:
Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?
Qual o papel da LIBRAS para a acessibilidade das pessoas surdas à sociedade como um todo?
Dica: O Fórum Geral é uma ferramenta assíncrona, isto é, as respostas não são postadas em tempo real. É um meio de comunicação que possibilita a interação, através da discussão coletiva de um determinado tópico.
...