Astronomia e Química
Tese: Astronomia e Química. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilobragam • 10/4/2014 • Tese • 1.955 Palavras (8 Páginas) • 574 Visualizações
C. E. Casemiro Meirelles
Disciplina: Física
Professor: Cristiano Vidal
Turma: NEJA 2001/2002
Aluno: Jorge Salustiano Machado
Sumario
1. Claudio Ptolomeu
2. Nicolau Copérnico
3. Galileu Galilei
4. Tycho Brahe
5. johannes Kepler
6. Isaac Newton
Claudio Ptolomeu
Claudio Ptolomeu foi um importante cientista grego
do século II. Nasceu por volta do ano 90 em Ptolemaida
(Alto Egito) e faleceu por volta de 168 na cidade de
Canopo (Norte do Egito). Fez importantes estudos nas
áreas de Matemática, Geografia, Física, Geometria,
Astronomia e Química.
Em função de suas anotações astronômicas, podemos concluir que trabalhou na cidade de Alexandria. Foi nesta cidade que fez grande parte dos seus estudos entre os anos de 127 e 152.
Principais estudos e teorias
- Defendeu o geocentrismo, no qual o planeta Terra encontra-se no centro do Universo, sendo que os planetas e a Lua giram em torno dele.
- Sistema de Epiciclos – o epiciclo é a órbita feita por um planeta. O centro desta órbita descreve outra que também faz um movimento circular, porém, ao redor da Terra.
- Propôs nova demonstração para o postulado das paralelas de Euclídes.
- Defendeu a forma esférica da Terra, provando ser impossível o formato plano.
- A luz das estrelas sofre um desvio quando passa pela camada de ar terrestre.
- Os planetas, o Sol e Lua possuíam movimentos naturais. Porém, o planeta Terra ficava em repouso no centro do Universo. Desta forma, Ptolomeu confirmava o sistema astronômico de Aristóteles.
Principais obras:
- Almagesto (também conhecido como Grande Síntese) - treze livros sobre Astronomia, Geometria e Trigonometria. Nesta grande obra, Ptolomeu fez estudos sobre o movimento do Sol e da Lua, Trigonometria Esférica, descrição do Astrolábio, eclipses da Lua e do Sol, conjunções de planetas e catalogação de estrelas.
- Hipóteses Planetárias – apresenta um calendário com as horas em que várias estrelas aparecem e desaparecem no céu.
- Geografia – fez a descrição e medicação do planeta Terra.
- Harmônica – estudos de acústica e a matemática dos sons da música grega de sua época.
- Sobre a dimensão – estudos sobre a tridimensionalidade do espaço.
- Óptica – estudos dos raios luminosos e refracção.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ptolemeu e http://www.suapesquisa.com/biografias/claudio_ptolomeu.htm
Nicolau Copérnico
Nascido na Polônia, no ano de 1473, Nicolau Copérnico é considerado o fundador da Astronomia moderna.
Antes de sua teoria, os homens consideravam como verdadeira a tese de um cientista grego chamado Ptolomeu, que defendia a explicação de que a Terra era o centro do universo.
Contrário a teoria, Copérnico não se convenceu da ideia de que o Sol e todos os demais planetas giravam em torno da Terra. Por esta razão, defendeu a tese de todos os planetas, inclusive a Terra, giravam em torno do Sol (Heliocentrismo).
Assim como Copérnico, outros estudiosos não se convenceram da teoria de Ptolomeu; contudo, foi o fundador da Astronomia moderna o pioneiro na defesa bem fundamentada destes argumentos. Entretanto, somente após o surgimento de Galileu Galilei é que essa verdade, com auxílio de telescópio, pôde ser provada.
Ainda segundo as explicações de Copérnico, a Terra girava sobre si mesma, e as estrelas ficavam a muitas distâncias de nós. Todas as suas explanações foram publicadas em seu livro: Os Movimentos dos Corpos Celestes.
Copérnico faleceu no ano de 1543, após uma vida de grandes descobertas e de grande contribuição à Astronomia.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/copernico.htm e http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico
Galileu Galilei
Grande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do RenascimentoCientífico dos séculos XVI e XVII.
Descobertas, idéias e estudos
Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Aristóteles, onde a Terra era vista como o centro do Universo.
Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico
...