Atenção Farmacêutica
Exames: Atenção Farmacêutica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: waleskasamya • 17/6/2014 • 939 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DE PACIENTES HIPERTENSOS
INTRODUÇÃO
A hipertensão arterial é uma doença crônica que apresenta alto custo médico-social, em razão de que é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. (RENOVATO, TRINDADE, 2004). Quando não tratada adequadamente, acarreta danos ao organismo, principalmente no plano do coração, rins e sistema nervoso. Caracterizada por elevação crônica das pressões sistólica e diastólica com valores iguais ou superiores a 140mmHg e 90mmHg, respectivamente. (SANTOS, SILVA, 2002, apud MACHADO et al, 2008).
No Brasil, cerca de 65% dos idosos são portadores de hipertensão arterial sistêmica, sendo que, entre as mulheres com mais de 65 anos, a prevalência pode chegar a 80%. Considerando que em 2025 haverá mais de 35 milhões de idosos no país, sendo assim o número de hipertensão arterial tende a crescer. (JÚNIOR et al, 2006). Em 2002, conforme o DATASUS, 267.496 brasileiros morreram devido ás doenças cardiovasculares, como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). (SILVA et al, 2008). Sua prevalência aumenta com a idade, cerca de 50% dos indivíduos entre 60 e 69 anos de idade apresentam hipertensão, e essa prevalência aumenta depois dos 70 anos. (CHOBANIAN et al, 2003, apud BRUNTON et al, 2010).
Nos últimos anos, houve uma mudança no estilo de adoecer e morrer da população brasileira. Havendo uma diminuição das enfermidades infecciosas e o surgimento progressivo das doenças crônico-degenerativas das quais a hipertensão arterial é uma das mais relevantes. (MACHADO et al, 2008).
Avalia-se que o número de pessoas com hipertensão arterial que necessita de tratamento medicamentoso estar entre 10% e 15% da população adulta, incluindo uma pequena representatividade de pessoas entre 20 e 30 anos e metade da população com mais de 70 anos. Sendo assim, a adesão ao tratamento farmacológico prescrito em patologias crônicas e assintomáticas é de fundamental importância para o controle e a prevenção de complicações bem como na diminuição da mortalidade. (MARTINEZ, 2004, apud MACHADO et al, 2008).
A atenção farmacêutica tem o objetivo de buscar resultados para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, reduzindo problemas relacionados à farmacoterapia. Esses cuidados existem para que se estabeleça uma melhoria fundamental na relação entre farmacêutico e paciente, otimizando o tratamento farmacológico e prevenindo problemas relacionados ao uso de medicamentos.
Sendo então um conceito de prática profissional em que o usuário de medicamentos é o principal beneficiário das ações do farmacêutico, obtendo-se o máximo benefício farmacoterapêutico com o menor número de efeitos adversos possíveis dos seus medicamentos. (REBOLOHO, 2003 apud MACHADO et al, 2008). A atenção farmacêutica é uma prática fundamental para o controle da hipertensão arterial, diminuindo os seus sintomas, suas complicações e trazendo a melhoria da qualidade de vida para o paciente. (MACHADO et al, 2008).
Nesse estudo, através de outras pesquisas, pretende-se relacionar a importância da atenção farmacêutica no acompanhamento do tratamento de pacientes hipertensos solucionando problemas farmacoterapêuticos. Mostrar resultados positivos na otimização do uso dos medicamentos, na redução de reações adversas, e maior adesão do paciente ao tratamento, apresentando estudos que comprovam resultados significativos no tratamento da hipertensão arterial.
De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em 2004, a prevalência da hipertensão arterial sistêmica no Brasil atinge 35% da população acima de 40 anos. Esse dado representa um total de 17 milhões de portadores da doença, em números
...