Ativ. 1 - Metodologia e Normais Tecnicas
Por: Débora Souza • 13/4/2015 • Dissertação • 263 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
As pesquisas científicas na área da Naturologia, ao comprovar que tal pratica é eficaz ( que causa efeito no corpo ou em tal aspecto) é uma vitória. A Naturologia sofre constantes impasses em relação a sua comprovação de sua eficácia, sendo constantemente desafiada pelas outras áreas da saúde, inclusive pela sociedade.
Hoje, a ciência sofre, assim como grande parte de nossos conceitos e práticas sociais, perda de sua essência. O dever da ciência é a descoberta neutra do conhecimento, a neutralidade é a base para uma boa pesquisa, o cientista deve visar sempre a verdade, não importando se o resultado é positivo ou rentável.
Porém, não podemos deixar de visar a realidade, o mundo gira em torno do capital, e para se fazer uma pesquisa é preciso patrocínio, onde o provedor está a procura de uma prática (no caso do meu curso) que lhe proporcione lucro, mas como a Naturologia ainda, infelizmente, está em uma atmosfera de não-cientifidade, causa insegurança, tornando mais difícil conseguir um bom financiador. Outro fato limitante é que meu curso é uma ciência que visa a promoção da saúde, o que não é favorável aos olhos da indústria, principalmente da farmacológica, que ganha em cima de seus medicamentos, por isso também é um campo escasso de grandes pesquisas.
Portanto deve-se deixar de lado essa procura por pesquisas rentáveis e com amostras eficazes, e visar pesquisas na busca pelo bem estar da sociedade, pela procura do conhecimento autônomo e verdadeiro.
OLIVEIRA, Marcos Barbosa de.Neutralidade da ciência, desencantamento do mundo e controle da natureza. Sci. stud. [online]. 2008, vol.6, n.1, pp. 97-116. ISSN 1678-3166.
...