TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativ. Autod. PCP

Dissertações: Ativ. Autod. PCP. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 8

Planejamento e Controle da Produção

“Atividade de Autodesenvolvimento.”

Prof º TUTORA ADRIANA DUARTE NADAES

6º ADM A

Relação de exercicios a serem realizados

Esta tarefa você realiza individualmente por meio de um roteiro de trabalho, e requer diferentes níveis cognitivos para sua solução. O objetivo é fixar, aprofundar e aplicar os conceitos estudados.

Importante: Esta atividade deverá ser postada no ambiente virtual de aprendizagem e será avaliada pelo professor-tutor para compor a nota do 1º bimestre. Esta atividade vale 4,0 pontos. Observe o prazo de entrega estipulado no calendário acadêmico e o campo indicado no rodapé da página para a postagem da atividade no ambiente virtual.

Aula-tema 03:

As atividades do Planejamento e Controle da Produção (PCP) são exercidas em três níveis hierárquicos:

Nível Estratégico: em que são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da organização;

Nível Tático: em que são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção e;

Nível Operacional: em que são preparados os programas de curto prazo de produção nos quais são preparados os controles do programa.

Esta atividade é importante para que você possa aprofundar seus conhecimentos sobre os níveis do PCP.

Passo 1: Pesquise na internet sobre os três níveis hierárquicos das atividades do PCP, ou seja, níveis Estratégico, Tático e Operacional.

Dica: Utilize sites de busca, tais como o Google (www.google.com.br) e esteja atento à credibilidade dos materiais encontrados. Priorize materiais acadêmicos, tais como artigos científicos.

Passo 2: Construa um quadro comparativo dos três níveis, em que constem: definição; atividade que desenvolve e participação no processo da Produção;

Dica: Para elaboração do quadro, utilize padrão disponibilizado para download em: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AllfOtr2UH-EdGJXY3paajZoNUZHaXZGWC02MDQ5a3c.

Passo 3: Agora responda: o que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção?

Pesquisa sobre os três niveis hierarquicos do PCP

- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA PRODUÇÃO

Antes definir o planejamento estratégico da produção, é importante relacioná-lo com o planejamento estratégico da organização. O planejamento estratégico, segundo Tubino (2000,

p. 34), subdivide-se em três níveis de decisões: o corporativo, o de unidades de negócios e o funcional, direcionados pela missão coorporativa da empresa. Estes três níveis estão interligados e formam uma seqüência de planejamentos: a estratégia funcional atende a uma estratégia competitiva, que por sua vez deriva do nível corporativo da organização. Assim, a origem do planejamento estratégico da produção, que originará o plano de produção está na definição da estratégia para a área de produção (estratégia funcional).

A estratégia de produção, conforme Gaither e Frazier (2002, p. 38), “é um plano de longo prazo para a produção de produtos e serviços de uma empresa e constitui um mapa daquilo que a função de produção deve fazer se quiser que suas estratégias de negócios sejam realizadas”. Para Corrêa e Corrêa (2006, p.56), “o objetivo de estratégia de operações é garantir que os processos de produção e entrega de valor ao cliente sejam alinhados com a intenção estratégica da empresa quanto aos resultados financeiros esperados e aos mercados a que pretende servir e adaptados ao ambientes em que se insere”.

Davis, Aquilano e Chase (2001, p. 443) afirmam que a finalidade do planejamento de longo prazo da produção é “[...] é nivelar a demanda dos produtos da empresa com a sua capacidade ou habilidade de fornecê-los a um custo mínimo, identificando métodos para compatibilizar a oferta e a demanda”.

- PLANEJAMENTO-MESTRE DA PRODUÇÃO (TÁTICO)

O planejamento-mestre de produção (PMP), segundo Corrêa e Corrêa (2006, p. 502) “coordena a demanda do mercado com os recursos internos da empresa de forma a programar taxas adequadas de produção de produtos finais”. Conforme Tubino (2000, p. 88), o

planejamento-mestre da produção desmembra o plano estratégico de longo prazo em planos específicos de produtos acabados (bens ou serviços) para médio prazo, direcionando as etapas de programação e execução das atividades operacionais (montagem, fabricação e compras), ou seja, faz a conexão entre o planejamento estratégico (plano de produção) e as atividades

operacionais, através do PMP. Como apresenta Slack et al. (1997, p. 448), o programa-mestre de produção (MPS – Master Production Schedule), ou plano-mestre de produção, é a fase mais importante do planejamento e controle de produção de uma empresa, pois contém uma declaração da quantidade e momento em que os produtos finais devem ser produzidos; esse programa

direciona toda a operação em termos do que é montado, manufaturado e comprado. Assim, “é a base do planejamento de utilização de mão-de-obra e equipamentos e determina o aprovisionamento de materiais e capital” (SLACK et al., 1997, p. 448). Arnold (1999, p. 65), também aponta a importância do plano-mestre de produção, ressaltando que ele “é o elo vital no sistema de planejamento da produção”. Para o autor o PMP também é uma ferramenta de planejamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com