Atividade
Ensaios: Atividade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iozelia • 1/10/2014 • 987 Palavras (4 Páginas) • 446 Visualizações
1ª QUESTÃO
Faça uma análise comparativa entre a cultura de massa, cultura popular e indústria cultural.
R= Cultura popular- designam-se de expressões de mitos, contos, danças que compõem a identidade sócio cultural de um povo. Falamos com frequência de cultura popular, a cultura ligada ao povo, às tradições, diferentemente de uma cultura erudita que pressupõe o conhecimento científico. É uma subcultura em que os padrões tradicionais predominam.
Cultura de massa- ela não abrange somente um território específico, esta cultura compreende bens ou equipamentos tais como centros culturais, cinemas e bibliotecas seus produtos possuem conteúdos teóricos tais como livros, discos e filmes para serem comprados.
Indústria cultural- é a função entre cultura, expressões tais como festas, músicas, contos romances, poesia, cordel, mitos, superstições que podem ser incorporados ou não pela indústria cultural o marco da indústria cultural foi a radio, mais tarde outros campos foram avançados com o uso do cinema, a televisão na qual explora a mão-de-obra assalariada para obter lucro.
2 ª QUESTÃO
Com base na aula 01- Indivíduo e Sociedade compare os tipos de sanções que permeiam a nossa Constituição Federal. Fundamente sua resposta.
R= Temos dois tipos de sanções que estão ligadas a nossa contituição, são as sanções legais e as sanções espontâneas, ligadas ao individuo e a sociedade.
Individuo – é cada pessoa que age conforme seus próprios princípios que toma suas decisões sem influencia da sociedade, ou seja, cada individuo tem a sua forma de pensar, agir muito pessoal. Individuo e sociedade são diretamente associados. A sociedade é justamente o fruto da relação entre os indivíduos que a formam. Analisa os indivíduos de acordo com seu contexto histórico-social, as classes a que pertencem, há uma constante luta de classes entre a “burguesia” e o “proletariado”.
Sociedade- e um conjunto de pessoas organizadas sujeitos as mesmas regras e leis compartilhando os mesmos costumes a historia na qual podem fazer parcerias agindo em comunidade. Para a sociedade prevalece sobre o individuo através de suas instituições e os valores determinados por ela, só existe o conflito quando há algum problema nas normas e valores sociais.
3 ª QUESTÃO
Jorge Daher (2008) afirma em seu artigo ser um equívoco considerar as políticas públicas para a juventude, ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse, a exemplo das cotas aos negros ou afrodescendentes. Diante do exposto, produza um texto dissertativo apresentando os seus argumentos sobre as principais políticas afirmativas implantadas no País.
R= O Brasil possui cerca de 50 milhões de jovens, com idade entre 15 e 29 anos, que já demostram determinação em assegurar o tema políticas. O tema elaborado tem como temas a descriminação, a desigualdade social, o diverso tipo de culturas, sacões, politicas publica racismo que tem ligação com a disciplina acumulação capitalista e desigualdade social. As politicas são decisões tomadas na forma de leis, e tem interessado muito os jovens nos últimos tempos, a discriminação positiva introduz na norma o tratamento desigual dos formalmente iguais. Como por exemplo, a reserva de vagas em empregos públicos para os deficientes físicos e a reserva de vagas nas universidades para os alunos da rede públicas e afrodescendentes as chamadas cotas sociais.
As políticas de inclusão social são ações voltadas para reduzir a exclusão social, geralmente ligada a pessoas de menor classe social, baixo nível de educação, portadores de deficiências físicas e mentais, minorias, pobres, idosos, negros, homossexuais, crianças e adolescentes. Na lógica dessas políticas, está embutida a ideia de que é preciso compensar as perdas históricas desses segmentos. O resultado dessas políticas no Brasil aponta para a redução da pobreza
...