Atividade Colaborativa Tema 02
Casos: Atividade Colaborativa Tema 02. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: romanucci • 11/5/2013 • 495 Palavras (2 Páginas) • 610 Visualizações
AULA-TEMA 02: O MUNDO DO TRABALHO
Atividade de Autodesenvolvimento
Pergunta 01: De que forma o vídeo se relaciona com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentadas no capítulo, especialmente a visão positiva e negativa sobre ele?
O vídeo se relaciona diretamente com o conceito negativo de trabalho apresentado pelo autor, na medida em que coloca a saída do trabalho como uma ação que proporciona alegria, alívio, e o retorno ao trabalho como uma ação que proporciona tristeza, desânimo. Em contraponto à visão apresentada no vídeo, o autor coloca a visão positiva de trabalho, que é aquela em que o indivíduo se sente feliz e realizado em trabalhar, obtendo satisfação pessoal e, em consequência, produzindo melhor em termos quantitativos e qualitativos. Esta segunda visão de trabalho é a mais procurada pelas empresas, que têm cada vez mais investido na motivação dos seus funcionários.
Pergunta 02: Como você avalia que as inovações tecnológicas vão impactar o perfil desses futuros profissionais e suas relações de trabalho.
As inovações tecnológicas sempre existiram, mas é notável que elas se tornaram mais dinâmicas desde a metade da década de 90. É justamente nesse contexto que se formou a Geração @, que convive desde sempre com um mundo em rede, onde a superinformação impera. Essa grande influência tecnológica obviamente alterará o modus operandi dos profissionais desta geração. Por serem pessoas acostumadas a interagir com diversas mídias ao mesmo tempo e a absorverem muita informação de forma rápida, elas acabarão levando ao mercado um excessivo dinamismo, propagando a ideia de que tudo deve acontecer rapidamente. Essas características, obviamente, terão seus aspectos positivos, pois o contexto do mundo em rede é irreversível e deve ser absorvido pelas organizações. Porém, elas provavelmente trarão dois problemas principais ao mercado de trabalho: a alta rotatividade de funcionários, em função de uma busca agressiva por ascensão profissional, e uma menor qualidade do serviço entregue (quantidade em detrimento da qualidade).
CONCLUSÃO:
Do ponto de vista dos novos profissionais, há um grande desafio pela frente para garantir uma boa empregabilidade. Ao mesmo tempo em que os jovens invadem o mercado de trabalho com seu dinamismo e inquietação, ainda há um grande paradigma tradicional instituído nas organizações, sobretudo naquelas que não estão ligadas ao ramo da tecnologia da informação. Os profissionais da Geração @, ao mesmo tempo em que produzem mais, por vezes, produzem pior, e o conflito de gerações é inevitável. A busca por sucesso financeiro acaba levando muitos profissionais a escolherem carreiras que não lhes trazem realização pessoal, e, neste cenário, o trabalho assume um aspecto negativo, influenciando negativamente na produtividade e na qualidade de vida. Talvez a atitude mais inteligente a ser tomada pelas novas gerações de trabalhadores seja tentar dosar, de forma equilibrada, sucesso financeiro e realização pessoal na escolha das suas profissões e se preocupar em adquirir competências pessoais que sejam importantes para atender às necessidades das organizações do futuro, sem se esquecer das demandas tradicionais. Se as escolhas
...