Atividade Complementar
Casos: Atividade Complementar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: loira14 • 30/7/2014 • 1.841 Palavras (8 Páginas) • 616 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
TEMA/ RELEVÂNCIA DO TEMA 4
JUSTIFICATIVA 5
PERGUNTA PROBLEMA/ HIPOTESE 6
OBJETIVO/ METODOLOGIA 7
DESENVOLVIMENTO 8
RESULTADOS E ANÁLISES 9
CONCLUSÃO 10
REFERENCIAL-TEÓRICO 11
INTRODUÇÃO
Os contos de fadas adaptados para o cinema costumam chamar a atenção do público por serem obras famosas e de muito prestigio. Do público que assiste a um filme baseado em um conto infantil, boa parte já conhece a história e pode gostar muito de vê-la na tela, mas alguns podem se decepcionar, dependendo da abordagem da historia segundo o olhar do diretor do filme, que é a peça-chave dessa transposição.
Para o corpus do trabalho escolhemos o conto Chapeuzinho Vermelho, de Irmãos Grim, no qual faremos uma comparação com o filme “A Garota da Capa Vermelha”, de Catherine hardiwicke, que, de forma intertextual, recupera a clássica história infantil. O filme foi um grande sucesso de público e critica, possibilitando-nos repensar a importância da relação dialógica entre esses dois gêneros textuais: conto de fadas e filme.
Os objetivos para esse trabalho são de analisar as diferenças entre a linguagem verbal e a visual, a fim de fazermos uma interpretação comparativa de alguns aspectos da obra escrita e da cinematográfica, para isto contextualizaremos a sociedade contemporânea unindo-a as mensagens presentes no filme.
A transposição de uma obra literária para o cinema geralmente leva um grande público aos cinemas. Dependendo da aceitação da opinião pública, a obra escrita pode torna-se um best-seller.
Pretende-se esclarecer até que ponto se pode confiar na fidelidade de uma produção cinematográfica adaptada a partir da literatura já que nem tudo que está escrito pode-se passar para uma realidade visual.
Na leitura de uma obra, a visualização das cenas e do enredo acontece internamente, em nossa mente, já no cinema mostra a imagem muito próxima à realidade que às vezes pode ser agressiva aos olhos de quem assiste.
A fundamentação teórica para dar conta desse trabalho será a transcodificação para o cinema do conto infantil “Chapeuzinho Vermelho” e sua reatualização na sociedade do século XXI. Para tanto, faremos um estudo sobre estratégias de leitura de texto verbal e de texto não verbal.
TEMA: A Transcodificação do Conto de Fadas
RELEVÂNCIA DO TEMA
Os contos de fadas mudaram e estão cada vez mais didáticos, tentando se adequar a sociedade atual, e atender o público infantil com lições claras e positivas.
Os contos de fadas têm um papel fundamental na iniciação da leitura, e tem grande importância para as crianças, pois, além do circulo imediato da família e para a escola eles podem ser fontes mais próxima e abundante de valores morais. O fantástico, o imaginário deixou de ser visto como pura fantasia para ser apresentado como portas que se abrem para verdades ocultas.
Segundo Bettelheim (1980), um pai ou educador que acredita no valor dos contos de fadas, não encontrará dificuldade em responder às perguntas dos filhos, mas se um adulto pensa que estes contos são apenas mentiras, é melhor não contá-los, pois não será capaz de relatá-los de forma a enriquecer a vida das crianças.
Desta forma os contos de fadas representam um auxilio para formação desses indivíduos, criando valores para o incentivo na formação de identidade e personalidade, assim, deixando-os mais fortes para enfrentar a realidade.
Os educadores têm esse papel de inserir momentos mágicos para as crianças, juntamente com a ajuda dos pais.
Os contos de fadas têm grande significado psicológicos para crianças de todas as idades, tanto meninas, quanto meninos, independente da idade e sexo do herói da história. Ainda conforme Bettelheim (1980) os contos dirigem a criança para a descoberta de sua identidade e comunicação, e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter.
JUSTIFICATIVA
Este tema foi escolhido para que pudéssemos entender por que um código é transformado. Ou seja, por que os contos de fadas estão sendo transcodificados e recontados, reescritos de diversas formas.
Observamos que contos muito antigos onde são passados de geração para geração veem sofrendo palpáveis mudanças e muitas vezes perdendo parte da essência. Os contos de fadas, do mesmo modo que os sonhos são representações de acontecimentos psíquicos.
Enquanto que os sonhos apresentam-se sobrecarregados de fatos de natureza pessoal, os contos de fadas encenam dramas da alma, com materiais pertencentes em comum a todos os seres humanos. Mitos e contos de fadas dão expressão a processos inconscientes e, ao escutá-los permitimos que esses processos revivam e tornem-se atraentes, restabelecendo, assim, a conexão entre consciente e inconsciente.
PERGUNTA PROBLEMA
Os contos de fadas mudaram para atender as crianças do século XXI?
HIPÓTESE
Atendendo ao senso crítico das crianças na era digital, percebemos que as histórias tradicionais não estão mais satisfazendo a curiosidade das crianças. Acreditamos que seja importante trabalhar essa temática, por que o público está cansado dos contos onde os finais são previsíveis.
Já o conto moderno estimula o indivíduo a aceitar-se e a buscar sua própria felicidade. Permite que a criança possa se ver dentro da história, aborda um tema de fundamental importância na área da Pedagogia, comparando os contos de fadas tradicionais com os modernos. Através deste pretende-se resgatar os valores e significados dos contos na vida das crianças.
Abordar a literatura infantil resgatando o prazer e
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