Atividade De Autodesenvolvimento
Trabalho Escolar: Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kastro • 18/5/2014 • 560 Palavras (3 Páginas) • 343 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis
Aula-tema 03: Contabilidade Geral
NOME
RA
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis
Aula-tema 03: Contabilidade Geral
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Competências Profissionais – Ciências Contábeis apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da professora-tutora Lisney Moreira de Souza Coxev.
Anhanguera Educacional
2014
Principais mudanças ocorridas com a edição da Lei 11.638/07 e alterações posteriores e seus impactos na contabilidade desenvolvida no Brasil
Grandes mudanças no cenário internacional vêm ocorrendo nas empresas. O ambiente internacional de negócios tem exigido uma maior integração entre os diferentes mercados mundiais e as empresas que desejam manter-se no mercado e exportar para outros países terão que se adaptarem as novas normas contábeis.
Surgiu assim a necessidade da adoção de padrões contábeis unificados com a finalidade de proporcionar critérios de comparabilidade e transparência entre empresas de diferentes países. As normas contábeis mais aceitas pelos países são as IFRS (International Financial Reporting Standards), emitidas pela IASB (International Accounting Standards Board), utilizadas pela União Européia e por vários outros países, e as normas contábeis utilizadas nos Estados Unidos (US GAAP) (KPMG, 2008).
Desde 2005 quando as normas contábeis internacionais foram implementadas oficialmente, vários países aderiram a essas normas e outros estão implementando programas de convergência entre suas normas locais e as IFRS. No Brasil, esse processo foi iniciado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que através da Instrução CVM nº 457, editada em julho 2007, alinhada a um comunicado do Banco Central, determinou que as empresas brasileiras de capital aberto, a partir do exercício de 2010, elaborassem suas demonstrações contábeis consolidadas com base nas IFRS (KPMG, 2008).
Em 2007 foi aprovada a Lei 11.638/07 que altera a Lei das SAs nº 6.404/76, com a finalidade de modernizar e harmonizar a lei societária em vigor com as novas normas contábeis, com o objetivo de inserir o Brasil no atual contexto de globalização econômica.
Algumas modificações contábeis:
- Instrumentos financeiros derivativos;
- Contratos de arrendamento mercantil;
- Equivalência patrimonial;
- Transformação, incorporação, fusão e cisão;
- Reavaliação de ativos.
Alterações nas demonstrações financeiras:
- Eliminação da obrigatoriedade da apresentação da Demonstração da Origem e Aplicação de Recursos (DOAR); e
- Apresentação da Demonstração de Fluxo de Caixa e se for S/A aberta a Demonstração do Valor Adicionado (KPMG, 2008).
É importante o contador estar atento a essas mudanças e atualizado porque é função básica
...