Atividade De Autodesenvolvimento
Pesquisas Acadêmicas: Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evaldo5010 • 7/11/2014 • 1.621 Palavras (7 Páginas) • 266 Visualizações
FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA
TURMA 3º E 4º SEMESTRES
EVALDO MARTINES LOPES – R.A. 5670130645
LUCIANO PAULINO DE SOUZA - R.A 5834155600
WAGNER APARECIDO SILVA DOS SANTOS – R.A. 3715674251
MURILO BELOTO RODRIGUES – R.A. 4204784849
RODRIGO ROCHA LOURES – R.A. 4200060382
NATANIEL DOS SANTOS OLIVEIRA- RA - 3715649496
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS (ETAPA 1)
AULA-TEMA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. A CALCULADORA HP 12C .
PROFESSOR: CARLOS VITTORATI
Dourados/MS, 06 de setembro.
INTRODUÇÃO
A matemática financeira tem por objetivo o estudo do dinheiro em função do tempo. Atualmente, o cálculo financeiro e a análise de investimento são ferramentas imprescindíveis para a tomada de decisões e a gestão financeira tanto das empresas como das pessoas. Em outras palavras, é fato que ter habilidade para lidar com cálculos e investimentos é hoje em dia, um requisito fundamental no cotidiano das pessoas e das empresas. A matemática financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimento ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um fluxo de caixa.
A matemática financeira é uma ferramenta de profissionais que se utilizando dos seus princípios e conceitos, podem discernir sobre o ambiente econômico em que atuam. Aos que está ligada a área de negocio, é fator de suma importância saber determinar o custo efetivo das operações bancárias, por exemplo, para estabelecer equivalência de valores e analisar as diversas oportunidades que se apresentam no mercado financeiro.
Juros simples dentro da matemática financeira, juros é um atributo de uma aplicação financeira, ou seja,referimos a uma quantidade em dinheiro que deve ser paga por um devedor (a quem pega o dinheiro emprestado), pela utilização de dinheiro de um credor ( aquele que empresta o dinheiro)
Existem dois tipos de juros;
O juro simples, ou seja, o juro relativamente a um determinado período de tempo que corresponde ao capital a multiplicar pelo valor de taxa de juro nesse mesmo período ele também é definido como juro corrido.
Já no juro composto consiste na capitalização dos juros simples. No juro composto, o juro corrido obtido em cada período é adicionado ao capital inicial, constituindo um novo capital. Os juros são assim, capitalizados verificando-se juros ou a formação de um capital crescente.
“Capitalização” significa, portanto, a incorporação de juros simples no capital, obtendo-se um novo capital (maior que o inicial), o qual vai ser também ele remunerado. Enquanto o juro simples cresce proporcionalmente com o tempo, o juro composto cresce mais do que o proporcionalmente com o tempo.
Capital é o valor que é financiado, seja na compra de produtos ou empréstimos em dinheiro. A grande diferença dos juros é que no final das contas quem financia por juros simples obtém um montante (valor total a pagar) inferior ao que financiado por juros compostos.
Falar de matemática financeira é conhecer os pequenos detalhes que fazem uma empresa lucrar observando diferenças que as outras não viam, com isso, ganhar mercado ou sobreviver momentos de crise. Até mesmo um pequeno empresário visualiza suas aplicações ou até mesmo o funcionário acompanha seus rendimentos na poupança, ou seja, a matemática por mais que não gostamos dela ela sempre vai estar presente em nossas vidas, que muitos momentos da vida se deparamos com os imprevistos financeirosmensais, onde temos que analisar as possíveis diminuição ou redução de custos na família.
São situações como essas que surpreende pessoas que achava que a matemática financeira somente servia para pagarmos nossas contas, conferir trocos, e coisas desse gênero. Pois sabemos que o dinheiro, a transação bancária ou comercial está cada vez mais presente na vida de todas as pessoas e profissionais nos quatro cantos do mundo.
No cotidiano se perguntar a uma pessoa sobre investimento em longo prazo ou até mesmo uma simples parcela de um financiamento que esta pagando quando adquiriu o carro novo de seu sonho, ela não dará exatidão dos juros, correção, descontos antecipados, depreciação, valor de mercado, valor do veiculo no final do plano.
Calculadora HP 12 C
Essa extraordinária ferramenta de cálculos foi lançadas em 1981 e continua sento vendida até hoje, sobreviveu, inclusive, á revolução que as planilhas eletrônicas trouxeram á matemática financeira. São mais de vinte anos de sucesso.
Sua robustez, aparência e a status de ser uma máquina de pessoas bem sucedidas colaboraram para o sucesso da HP-12C, mas a sua principal característica é o fatos de possuir mais de 120 funções especificas para serem utilizadas em negociações.
Além disso, a HP -12C trabalha com lógica RPN que permite uma entrada mais rápida de dados e a execução mais eficiente dos cálculos.
Lógico RPN – do Inglês Reverse Polish Notation, ou Notação Polonesa Reversa.
A HP-12C não possui a tecla igualdade, uma das principais teclas das calculadoras algébricas comuns. Enquanto que em uma operação algébrica comum os operados devem ser intercalados por operadores, na lógica RPN os operadores devem ser colocados antes ou depois dos aperados.
A lógica RPN foi criada a partir dos trabalhos apresentados por um matemático polonês, nos anos 20. Consiste basicamente em um sistema lógico formal que permite a especificação de expressões matemáticos sem o uso de parênteses, através da colocação dos operadores antes (notação pré-fixada) ou depois( notação pós-fixada) dos operados.
A notação pré-fixada
...