TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Faculdade

Monografias: Atividade De Faculdade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades referentes às aulas 1 e2

1-Para que você realize com sucesso a atividade que segue, releia a aula 1 , tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo e leia o texto intitulado “História da Linguística 1” .

Reflita sobre o que leu e elabore um texto expositivo, que não ultrapasse as 16 linhas,expondo acerca dos estudos sobre a linguística , assim como conceito, objeto e os modelos teóricos da mesma.

Seja claro em suas exposições e lembre-se de que seu texto é um texto acadêmico que deve seguir a norma padrão da língua Portuguesa e atentar à coesão e coerência textuais.

Seu texto pode/deve basear-se em leituras , pesquisas , mas de forma alguma deve conter cópias de trechos de outros textos ,sem as devidas citações , caso seja necessário,ou de outros colegas.

Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12 , cor preta e e nunca apenas 1 parágrafo.

História da Linguística

Linguística passou por três fases sucessivas antes de reconhecer seu verdadeiro objeto. A primeira fase foi a Gramática, estudo iniciado pelos gregos e continuado até hoje, principalmente pelos franceses. É uma disciplina normativa, baseada na lógica. A segunda passou a fazer-se Filologia, além da língua, o principal objeto da Filologia são os textos, os quais pretende interpretar e comentar pelo método crítico. A terceira fase é a da Gramática comparada, quando se descobriu que as línguas podiam ser comparadas.

A linguística propriamente dita surgiu do estudo das línguas românicas e germânicas, principalmente a partir dos neogramáticos alemães, que colocaram em perspectiva histórica todos os resultados das comparações e encadearam os fatos em sua ordem natural. O objeto concreto da Linguística é o produto social depositado no cérebro de cada um: a língua. Mas tal produto difere de acordo com os grupos linguísticos. O linguista está obrigado a conhecer o maior número de línguas para tirar, por observação e comparação, o que nelas exista de universal. Geralmente, conhece-se uma língua somente através da escrita. Conquanto seja estranho ao sistema interno, é impossível irrelevar um processo pelo qual a língua ininterruptamente representada. A entidade linguística só existe pela associação do significado e do significante.

2- Leia atentamente:

Noam Chomsky distingue: competência de desempenho ;

A competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua: é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente .

O desempenho corresponde ao comportamento linguístico, que resulta não somente da competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças, atitudes emocionais do falante em relação ao que diz, pressuposto sobre as atitudes do interlocutor etc..

Agora “leia “ a charge que segue:

Explique em um pequeno texto de , no máximo 9 linhas , onde , na charge, você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com