Atividade Didática
Ensaios: Atividade Didática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Naninha2014 • 10/6/2014 • 558 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
A educação inclusiva se orienta pela perspectiva da diversidade, com metodologias e estratégias diferenciadas, com responsabilidade compartilhada, cuja capacitação do professor passa pelo conhecimento sobre a diversidade, com a família, responsabilidade para com o exercício da profissão. As transformações acontecem na atividade principal, quando o aluno está dentro da sala de aula.
O homem é um conjunto muito complexo que envolve emoção, espírito, mente, corpo e força e estes devem ser trabalhados em conjunto e sintonia, pois é através do potencial humano que é possível superar as barreiras que a vida nos apresenta, sempre com uma fundamentação científica. Assim, partindo então do princípio de que o ser humano é resultado das influências do meio, surge a necessidade de se repensar qual é o verdadeiro papel do educador numa prática inclusiva significativa. Considerando e valorizando a diversidade humana e o direito garantido por lei a educação como um direito de todos, as escolas precisam adaptar-se ao novo modelo que fundamenta a política de educação especial e que orienta os sistemas de ensino para garantir o acesso de todos, às escolas comuns da sua comunidade e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.
2) Geralmente os objetivos estão previamente definidos no plano curricular ou projeto Político Pedagógico da escola, sendo elaborados muitas vezes sem a participação direta do professor tendo, apesar disto, que cumpri-los. Alguns sentem-se excluídos e ressaltam a inadequação destes objetivos impostos à realidade dos alunos. Está se negando ao professor a capacidade de prever o fim da sua ação, a proposta do seu trabalho.
3) A realidade educacional vem procurando se adaptar a essa nova proposta inclusiva, que se o refletirmos veremos que já existe por muitos anos, pois somos seres humanos, todos diferentes e desde sempre estamos incluídos em um único meio, aprendendo uns com os outros. Diferente de apenas conviver na heterogeneidade, a proposta da educação bilíngue visa um olhar atento e diferenciado ao sujeito, uma prática que atende ao grupo reforçando o conceito de sociedade e individualidade lembrando que somos únicos.
4) O desenvolvimento do processo avaliativo deve superar o autoritarismo, a ênfase no conteúdo, a punição, estabelecendo uma nova perspectiva para o processo de aprendizagem e de avaliação educacional, marcado pela autonomia do educando e pela participação do aluno na sociedade de forma democrática. Na perspectiva de uma escola cidadã, o professor será um mediador entre o sujeito e o objeto do conhecimento, trabalhando de forma que, a partir dos conteúdos, dos conhecimentos apropriados pelos alunos, eles possam compreender a realidade, atuar na sociedade em que vivem e transformá-la.
5) O processo de pesquisa-ensino adotado para esse estudo configura uma concepção de conhecimento que dá um passo à frente em relação aos modelos anteriores. É um processo metodológico baseado numa concepção de conhecimento que tem a prática como elemento básico, fazendo a mediação entre a realidade e o pensamento. Assim, enquanto nos modelos mais utilizados trabalha-se com dois elementos: realidade/ pensamento, esse modelo trabalha com três níveis, quais sejam: realidade, ação sobre a realidade e pensamento decorrente dessa ação prática. Este processo vai expressar a ação prática
...