Atividade Do Livro Dicavenaco - TGA
Artigo: Atividade Do Livro Dicavenaco - TGA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: polysouza • 22/3/2014 • 570 Palavras (3 Páginas) • 490 Visualizações
Exercício
1- Qual a contribuição aos antigos filósofos gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles para a administração?
Sócrates expões o seu ponto de vista sobre a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
Platão Analisou os problemas sociais e políticos de corrente do desenvolvimento social e cultural do povo grego.
Aristóteles Deu o impulso inicial a Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafisica, Logica, e Ciências naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano.
2- Qual a contribuição de René Descartes para a Administração?
René considerado o fundador da Filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso a Matemática e a Geometria da época.
3- Qual a influencia da Organização Eclesiástica da Igreja Católica na administração?
Estruturou sua organização como hierarquia de autoridade, um estado-maior (assessoria) e coordenação funcional para assegurar integração. A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para as organizações, que avidas de experiências bem-sucedidas, passaram a incorporar os princípios e as normas administrativas utilizadas pela Igreja Católica.
4- Qual a influencia da Organização Militar?
A Organização Militar influenciou enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo. A organização linear, por exemplo, tem suas origens nos militares da Antiguidade e da Idade Média. O princípio da unidade de comando, fundamental para função de direção, é o núcleo central de todas as organizações militares. A escala hierarquia, ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente é tipicamente um aspecto da organização militar utilizado em outras organizações. Outra contribuição da organização militar é o princípio de direção por meio do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e daquilo que ele deve fazer. Mesmo Napoleão, o general mais autocrata da história militar, aplicava este princípio, pois estava convencido de que a obediência cega jamais leva a uma execução inteligente de alguma coisa.
6- Qual a influencia dos economistas liberais?
Os economistas liberais urge o conceito de libre concorrência e de liberalismo econômico. No modo de divisão das tarefas na indústria, horas de serviço, e respeito aos trabalhadores, melhor que trabalhar com empegados feitos escravos, dar bônus trabalhistas incentiva a produção, e os lucros aumentam, antes da revolução industrial, as empresas enfrentavam crises, do trabalhador revoltado, e muitos chegaram até se matar dentro das fábricas por estar indo a loucura com o trabalho.
7- Qual a influencia de Karl Marx e Friedrich Engels?
Propuseram uma teoria da origem econômica do estado. Chiavenato escreve que, de acordo com Marx e Engels, a denominação econômica do homem pelo homem é a geradora do poder politico do estado, que vem a ser uma ordem caótica
...