TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese Do Livro: Saberes Pedagógicos E Atividades Docente

Trabalho Escolar: Sintese Do Livro: Saberes Pedagógicos E Atividades Docente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  4.498 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese do livro: SABERES PEDAGÓGICOS E ATIVIDADES DOCENTE

A obra da autora Selma Garrido Pimenta, reúne textos de professores universitários que abordam princípios e saberes que agregam valor ao fazer pedagógico. Considerando a extrema importância que se da ao processo de relação aluno/professor, e a instituição como ambiente sistematizador e de gestão.

Saberes pedagógicos e atividades docente é uma obra destinada a professores ainda em formação e professores que já exercem a profissão. Os autores retratam a formação docente como ponto de partida para uma pedagogia que embora focada no conhecimento, deve considerar que é na pratica do dia-a-dia que se faz presente o ato docente. Pois através da educação que a sociedade pode ser transformada. O livro esta dividido em oito capítulos, farei uma breve explicação sobre os três primeiros capítulos.

No capitulo 1, Formação de professores: identidade e saberes da docência: Selma Garrido Pimenta, propôs-se estudar a construção da identidade profissional e os saberes da experiência adquirida no espaço docente. A autora procurou buscar novos saberes sobre os processos identitários e de construção de saberes por professores em suas praticas.

No capitulo 2, Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico: a autora Sandra Azzi estudou o exercício da docência, a qualificação docente permeada pela práxis e suas contribuições para o saber pedagógico. A autora fez um estudo das condições dos professores em sua formação profissional e em seu trabalho docente considerando a unidade entre a teoria e a prática.

No capítulo 3, Concepções pedagógicas e emancipação humana: um estudo crítico: Regina Maria G. Pereira Lopes fundamentou o estudo sobre a libertação do homem através da educação e a influência das concepções pedagógicas na construção do sujeito. O propôs conhecer o trabalho educativo em uma realidade prática, a fim de verificar se essa prática permite a possibilidade de transformação social ou a emancipação humana.

Em geral a obra trata da construção dos saberes necessários para a docência, permeando a práxis, as percepções pedagógicas na construção do sujeito, dentro de um espaço de socialização “a escola”. Abordou a educação jesuítica, comparou aspectos da gestão nas instituições publicas e privadas, retratou a importância da supervisão e avaliação institucional e analisou as contribuições da didática para a construção do escritor e leitor.

O caminho pedagógico deve ser buscado pelo professor em conjunto com os alunos. A escola é um espaço público, e são nos espaços públicos que se organizam os sujeitos que participam da cidadania. O professor deve, frequentemente, supervisionar sua prática docente, pois o trabalho de supervisão deve aplicar princípios que possam levar a liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com