Atividade Individual de Avaliação de Artigo Científico
Por: alissonmokdse • 31/5/2024 • Resenha • 1.342 Palavras (6 Páginas) • 60 Visualizações
Alisson Fernando dos Santos Mokdse
Introdução ao GOLD
Atividade Individual de Avaliação de Artigo Científico
Através de pesquisa na base Scopus, buscou-se artigos científicos na linha de pesquisa Naturalistic Decision Making. Utilizando como palavras chave: “Naturalistic decision making” and “Police”, e como filtro, artigos publicados até o ano de 2018. Esta busca resultou em dez artigos encontrados e após análise de seus resumos, foi selecionado o artigo “What were they thinking? Factors influencing police recruits decisions about force”, pois sua temática encontra-se mais próxima dos objetivos de estudo e interesse deste aluno.
Através da leitura da obra, e também considerando as recomendações do texto: “Como Rever Um Artigo”, de Ferreira (2014), foi elaborada uma análise crítica do artigo selecionado.
Avaliação global do artigo
O artigo traz os fatores que realmente são avaliados por policiais durante o uso da força policial, através de uma abordagem naturalista de tomada de decisão num ambiente interativo e dinâmico do treinamento policial baseado em cenários. Foram coletados dados dos depoimentos de 91 policiais do recrutados no final de seu treinamento do Serviço de Polícia de Queensland, Austrália.
Título
O título é atrativo, descrevendo claramente o objeto de estudo e a amostragem da pesquisa, apesar de não apresentar a abordagem utilizada.
Resumo
No resumo, o enfoque dos pesquisadores é na compreensão do processo cognitivo na tomada de decisão no uso da força policial em policiais recrutas. A pesquisa leva em consideração a robustez das pesquisas anteriores sobre os fatores ligados à temática do uso da força policial, mas apresenta de maneira diferenciada o aspecto considerado pelos policiais, trazendo os fatores específicos mais recorrentes no processo de avaliação e tomada de decisão. Através de uma análise de protocolo verbal retrospectiva, realizada após um exercício de treinamento simulado baseado em cenários, imediatamente após participarem deste exercício, e de sua avaliação com o policial treinador. Os resultados demonstraram que os recrutas consideravam uma série de situações e duvidavam de alguns fatores em suas decisões no uso de força. Além disso, os recrutas estavam usando esses fatores para avaliar o nível de ameaça do encontro, bem como a adequação dos tipos de força para aquela situação. Essas descobertas fornecem insights em ambos os fatores específicos, tendo implicações diretas para a compreensão do uso de força e nas decisões em campo dos policiais, bem como implicações para diretrizes e modelos nas políticas do uso de força policial.
Introdução
O estudo visou explorar a gama de fatores que os policiais consideram na tomada de decisão para o uso de força, e como eles usam esses fatores para avaliar situações para determinar quando a força deve ser usada e, na afirmativa, quanto (ou qual opção de força escolher). Até o momento, fatores que influenciam as decisões do uso de força, não foram examinados em um ambiente que reflita a dinâmica e natureza tangível envolvidos nestes encontros. O estudo buscou preencher essa lacuna, utilizando treinamento baseado em cenário, que apresenta um ambiente físico e prático, mas com o contexto e o comportamento dos suspeitos podendo ser controlados para fornecer consistência de experiência e deste modo permitindo a exploração de diferenças individuais (ou consistência) de como os policiais pensam nestas situações e como ocorre a sua tomada de decisão.
Revisão de literatura
Na revisão literária, os autores argumentam que a literatura sobre o uso da força pela polícia, identificou uma série de fatores associados ao uso da força pelos policiais, indicando os fatores suspeitos (tais como gênero, comportamento, níveis de intoxicação e dentre outros), como os maiores fatores preditivos da tomada de decisões sobre a força. Ainda no estudo foi relatado que podem estar envolvidos neste processo os fatores políticos e a sua adequação do uso da força. A conexão da revisão literária com a temática do artigo, fica evidenciada na incerteza do porque os policiais decidem usar os níveis de força (seleção) e como fatores específicos podem (ou não) desempenhar um papel nessas decisões. Assim, enquanto a literatura sobre o uso da força policial identificou fatores preditivos de força, tais pesquisas não especificaram explorar a lógica por trás das decisões dos policiais.
Desenvolvimento conceitual e hipóteses
Mesmo os autores demonstrando a conceituação teórica como sustentação do estudo da tomada de decisão (revisão literária e as lacunas existentes), não foi observado a criação de hipóteses, tendo como característica um estudo indutivo, que busca em campo os elementos para construção e confirmação de seus apontamentos.
- método
- desenho do estudo é semelhante à análise de protocolo verbal retrospectiva. A análise do protocolo verbal é uma técnica de rastreamento de processo que envolve os participantes falando em voz alta as etapas cognitivas tomadas para fazer escolhas durante a execução de tarefas (Trickett e Trafton 2009). A análise de protocolo verbal fornece um método válido e confiável para entender os processos cognitivos dos indivíduos (Austin & Delaney 1998). O estudo
buscou capturar o processo de decisão da força dos recrutas; ou seja, a sequência das medidas tomadas para chegar à sua decisão sobre o uso da força. No entanto, para uma abordagem menos intrusiva, os 91 recrutas selecionados para a amostra, verbalizam seu processo de tomada de decisão retrospectivamente. Isso serve como uma rica fonte de dados que permite insights sobre os pensamentos dos policiais em um cenário naturalista (Walker 2004). Desta forma, garantindo a qualidade dos dados, os autores foram capazes de analisá-los e compreender os fatores específicos e o processo cognitivo envolvido na tomada de decisão no uso da força pelos policiais recrutas.
...