Atividade Projeto de Recuperação de Área Degradada
Por: Leudson Gama • 23/5/2022 • Relatório de pesquisa • 426 Palavras (2 Páginas) • 342 Visualizações
GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNAMA
CURSO GESTÃO AMBIENTAL
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR TACIANA MARTINS BARBOSA
NOME DO TUTOR KAMILLA MAYARA RODRIGUES
NOME DO ALUNO LEUDSON GAMA DA SILVA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Projeto de Recuperação de Área Degradada – PRAD
O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD se refere a um conjunto de atividades a serem executadas a fim de recuperar o equilíbrio em áreas que sofreram degradação. Ele visa reunir informações, diagnósticos, levantamentos e estudos que proporcionem avaliar a degradação ou alteração ocorrida, e define as medidas adequadas para a recuperação da área através do plantio e isolamento da mesma.
Localizadas no distrito de Porto de Trombetas, oeste do Estado do Pará, com operações que abrangem os municípios de Oriximiná e Terra Santa, desde 1979 a mineradora Mineração Rio Do Norte (MRN) vem atuando na extração e beneficiamento de bauxita, rocha avermelhada que é matéria-prima do alumínio.
Desenvolvendo um método que foi intitulado por Restauração Intensiva, por meio do qual, durante o processo de supressão vegetal para a preparação da área à minera, é feito o reaproveitamento da primeira camada de solo, onde há sementes e matéria orgânica fértil. Esse material, também chamado de banco de sementes, é reutilizado durante a recomposição do terreno associado ao plantio de novas mudas. Por meio dessa metodologia, potencializado o reflorestamento da área.
Os impactos ambientais da atividade de mineração variam conforme o minério a ser extraído bem como a metodologia aplicada a própria geologia e vegetação do local, a sequência operacional adotada pela Mineração Rio do Norte na extração ocorre em quatro etapas principais: Extração, Beneficiamento, Ferrovia e Porto, cada uma etapa subdividida em atividades específicas. A Extração é a fase a mais relevante para o Programa de Recuperação de Áreas da MRN (PRAD). (DESIMON TESTA DA SILVA, 2015)
A etapa de Extração inicia-se com a supressão vegetal. Além disso, para se chegar ao minério, é necessário que todo o horizonte orgânico, fundamental para o estabelecimento e manutenção da vegetação, seja removido. O reflorestamento das áreas mineradas inicia logo após a retirada da bauxita, todo o processo de recuperação é monitorado por um método desenvolvido na MRN e aprovado pelos órgãos ambientais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RECUPERAÇÃO de áreas mineradas. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.mrn.com.br/index.php/pt/sustentabilidade/condicionantes-socioambientais/recuperacao-de-areas-mineradas. Acesso em: 16 maio 2022.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Recuperação de áreas degradadas. Disponível em <http://www.mma.gov.br/destaques/item/8705-recuperação-de-áreas-degradadas>. Acesso em 16/05/2022
DESIMON TESTA DA SILVA, FERNANDA. PLANO DE RECUPERACAO DE AREAS DEGRADADAS NA MINERACAO RIO DO NORTE ORIXIMINA -PA. 2015. RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (Curso DE ENGENHARIA FLORESTAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, Https://www.researchgate.net/, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342396838_PLANO_DE_RECUPERACAO_DE_AREAS_DEGRADADAS_NA_MINERACAO_RIO_DO_NORTE_ORIXIMINA_-PA. Acesso em: 16 maio 2022.
...