Atividade colaborativa
Por: mirian.benites • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 713 Palavras (3 Páginas) • 248 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Disciplina: Direito e Legislação
Nome | |
RA | |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Direito e Legislação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Curso: Administração
Serie: 2º
Tutora: Flavia Negri Favarim
Breve exposição teórica sobre o princípio da capacidade contributiva
A análise da capacidade contributiva pressupõe também uma análise dos efeitos da legislação tributaria, além da fundamentação em princípios e valores constitucionais. Ajustiça social se realiza no exame de quanto cada cidadão pode contribuir para as despesas públicas, à luz dos valores e princípios fundamentos do Estado Democrático e social. Por isso devem ter limite a capacidade contributiva de cada cidadão, para que as prestações estatais não sejam realizadas à custa de somas indispensáveis a vida digna da cada contribuinte.
Conforme o paragrafo 1ºdo artigo 145 da Contribuição Federal, os impostos, “sempre que possível “ devem ter caracter pessoal e ser graduados segundo a capacidade económica do contribuinte.
O termo sempre que possível, pode ser entendido como um limite colocado ao princípio da capacidade contributiva. No entanto, pode ser entendido também como respeito ao carácter pessoal dos impostos. A expressão é referida aos impostos que permitem a consideração da capacidade económica do contribuinte significando: sempre que a hipótese material da incidência permitir a consideração dos elementos pessoais. Logo, impostos como ICMS,IPI e os impostos sobre o comércio exterior executam-se esse princípio.
Relação entre o princípio da capacidade contributiva a tabela do imposto de renda pessoa física.
Este é um dos princípios, positivados constitucionalmente, onde aborda a importância do tributo como sobrevivência do estado, pela dificuldade em se determinar a condição financeira real da cada contribuinte, o princípio da capacidade contributiva. O imposto sobre a renda da pessoa física, são um dos maiores desafiadores do Direito Tributário Nacional, uma vez que sua aplicação se atente a essas condições especiais e individuais.
...