Atividade colaborativa
Por: magnoalvesdf • 30/10/2015 • Artigo • 1.732 Palavras (7 Páginas) • 249 Visualizações
Anhanguera Educacional
FACNET
Curso de Sistema de Informações
ATPS Etapa 1 e 2
Sistemas de Banco de Dados
Alunos (as): RA:
Magno Barros Alves, 8074852512
Mauricio de Souza Peixoto, 8440252870
Roberto Lima Alves de Oliveira, 8070836347
Anhanguera Educacional
2015
Sumário
Introdução 3
Relatório 1, Banco de Dados, A definição de SGBD, Vantagens de utilizar um SGBD 4
Características do MySQL 5
Modelo de Dados Físicos e Lógicos, Modelo Entidade Relacionamento 6
Diagrama Entidade Relacionamento, Entidades 7
Atributos, Definindo os Atributos das Entidades do Desafio 8
Relatório 2, Representações gráficas de cada componente do DER 9
Modelo completo do DER do desafio 10
Conclusão 11
Referencia 12
Introdução
Em muitos locais, desde os comércios simples até grandes corporações, são utilizados bancos de dados. A informação é geralmente muito importante para qualquer negócio, e manter e acessar essas informações sempre que necessário é de suma importância na tomada de decisões das empresas.
Neste relatório é tratado sobre os SGBDs: o que são eles; quais as vantagens na sua utilização; quais são os principais SGBDs disponíveis no mercado; quais são as vantagens individuais de cada um. Também escolheremos qual SGBD será utilizado na modelagem de dados, explicando o porquê da escolha do mesmo.
É abordado também sobre algumas medidas que devem ser tomadas para que um Sistema de Banco de Dados se mantenha eficiente e eficaz, e ainda sobre os modelos de dados lógicos e físicos, mostrando um comparativo entre eles.
Relatório 01:
Banco de Dados
Um banco de dados (sua abreviatura é BD, em inglês DB, database) é uma entidade na qual é possível armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. Estes dados devem poder ser utilizadas por programas, por usuários diferentes. Assim, a noção básica de dados é acoplada geralmente a uma rede, a fim de poder pôr, conjuntamente, estas informações, daí o nome banco. Fala-se, geralmente, de sistema de informação para designar toda a estrutura que reúne os meios organizados para poder compartilhar dados.
A definição de SGBD
Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) – do inglês Data Base Management System (DBMS) – é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs (Application Programming Interface) ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL (Structured Query Language).
Vantagens de se utilizar um SGBD
Dentro de um SGBD é possível impor regras que definem quais usuários podem acessar o banco, quais podem realizar operações de criar, alterar, excluir, atualizar dados, e até mesmo quais partes do banco de dados um usuário poderá ter acesso.
Além disso, existe a possibilidade do SGBD criar procedimentos e rotinas que efetuam backups automáticos periodicamente, de modo a possibilitar a recuperação dos dados em caso de falhas, assegurando a integridade e a segurança das informações.
Os dados podem ser mais fáceis de acessar e manipular quando se utiliza um SGDB, assim diminuindo dependência do usuário individual/comum de algum profissional da área.
O SGBD utiliza de meios para verificar as restrições de integridade. Isto evita a redundância dos dados, assim amenizando o espaço necessário para o armazenamento do banco de dados.
Existem vários softwares de SGBD, sendo que os principais são: “Borland Paradox, Filemaker, IBM DB2, Ingres Interbase, Microsoft SQL Server, Microsoft Access, Microsoft FoxPro, Oracle, Sybase, MySQL, PostgreSQL, mSQL e o SQL Server 11”.
Que entre eles destacaremos um, o MySQL, que será utilizado para controle de vendas de uma construtora, e mostraremos as principais características do software.
Características do MySQL
• Portabilidade (suporta praticamente qualquer plataforma atual);
• Licença gratuita;
• Compatibilidade (existem drivers ODBC, JDBC e .NET e módulos de interface para diversas linguagens de programação, como Delphi, Java, C/C++, C#, Visual Basic, Python, Perl, PHP, ASP e Ruby);
• Excelente desempenho e estabilidade;
• Facilidade no manuseio;
• Interfaces gráficas (MySQL Toolkit) de fácil utilização cedidos pela MySQL Inc.
Modelo de dados físico e lógico
Modelagem Lógica: agrega mais alguns detalhes de implementação.
Modelagem Física: demonstra como os dados são fisicamente armazenados.
O modelo lógico mostra as ligações entre as entidades do banco de dados, com uma descrição objetiva dos seus dados, como chave primária, atributos, etc. Ele deve representar fielmente o negócio.
É uma representação lógica das informações do negócio, não é uma base de dados. Deve ser também independente da tecnologia utilizada na implantação, devido a constante mudança dos softwares.
...