Atividade de avaliação a distância
Por: Ricardodf31 • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 992 Palavras (4 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 3] | Atividade de avaliação a distância 1 (AD1) |
Nome do(a) aluno(a): Antonio Ricardo Ferreira
Disciplina: DIDÁTICA I
Professor(a):
Data: 21/04/2014
1) Nos conteúdos iniciais desta disciplina, percebemos a abordagem sobre currículo e a didática. Portanto, a partir dos estudos da disciplina realize as atividades abaixo:
- Destaque quais as questões básicas e necessárias para o planejamento, organização e execução do currículo, apresentando um comentário significativo sobre o destacado (1,5 ponto)
Devemos definir o currículo em função dos caminhos que a instituição precisa traçar, pois é ele que sinalizará aspectos que são importantes para o sucesso escolar. Para que ele seja útil e eficaz precisamos atentar para algumas questões básicas e necessárias ao seu planejamento, organização e execução. São elas: flexibilidade, atualidade, capacidade de transmitir conceitos, informações, práticas e teorias que unam, integrem e explorem temas variados e complementares. Para se elaborar o currículo é necessário ter uma visão sobre o que acontece em nossa volta, devemos articular conteúdo, objetivos, avaliação, contexto sociocultural e político.
- Apresente algumas das características que pertencem a didática e também apresente um comentário significativo do que você destacou (1,5 ponto)
São algumas das características da didática:
- Partir da prática pedagógica concreta e seus determinantes, fazendo-a de modo crítico;
- Não deixar de discutir o currículo e sua interação com a sociedade e comunidade a partir de suas experiências pedagógicas concretas;
- Precisa elaborar reflexões didáticas a partir de análises de experiências para trabalhar a relação entre a teoria e a prática;
- Deve procurar romper com as práticas profissionais individualistas promovendo o trabalho coletivo e compartilhando-o entre professores e demais agentes da escola;
- Deve buscar alternativas de se pensar uma educação de qualidade mantendo os educandos na escola, com a proposta de um projeto educacional pautando no compromisso político pedagógico.
- Apresente as três grandes tendências do currículo, destacando resumidamente o enfoque principal de cada uma: (1,5 ponto)
Tendência Tradicional do Currículo: da prioridade aos conceitos pedagógicos de ensino e aprendizagem e supõe a neutralidade do processo. Envolve a avaliação, metodologia, didática, planejamento e objetivos. Há uma excessiva preocupação com o planejamento, porém descolado de uma análise mais ampla e contextualizada do ensino e da aprendizagem.
Tendência Crítica do Currículo: nega a neutralidade e se define melhor a ideologia e o poder. Surgem novos termos no conceito das discussões educacionais que enfocam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência. Podemos incluir também as discussões e desenvolvimento das premissas da educação popular e da pedagogia crítico-social dos conteúdos.
Teoria Pós-Crítica do Currículo: ênfase no conceito de discurso e representações como influenciadoras do processo curricular. As discussões giram em torno de concepções de identidade, alteridade, diferença, subjetividade, imaginário, significação e discurso, representação, cultura, gênero, raça e etnia, multiculturalismo. O mapa do poder é ampliado para incluir os processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade.
2) Você percebeu durante os estudos da disciplina que o referencial da pedagogia do professor é a práxis. Portanto, apresente o que é fundamental para que a prática pedagógica do professor seja transformadora. (2,5 pontos)
Educar é transformar e nenhuma transformação é pacífica. Sempre há a ruptura com alguma coisa; o referencial dessa pedagogia é a práxis, a ação transformadora. É necessário que um professor tenha uma pedagogia diferenciada que atenda às diversidades, presentes cada vez mais nas escolas. É necessário que o professor tenha também criatividade; flexibilidade e disponibilidade de diálogo para com os alunos; coragem de inovar e transpor obstáculos; rever o que foi feito e não entendido pelos alunos e buscar uma nova maneira de transmitir a eles o que é preciso, de modo a buscar criar um elo de amizade com os alunos, pois a afetividade é uma importante aliada no processo de aprendizagem.
...