Atividades
Exames: Atividades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandrasousa • 30/9/2013 • 1.331 Palavras (6 Páginas) • 515 Visualizações
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
A lei no 6.404/76, que dispõe sobre as sociedades por ações e é conhecida como lei das S.A ( alteração pelas leis 11.638/07 e 11.941/09 ), define as Demonstrações Financeiras são relatórios contábeis que retratam o Patrimônio da empresa, assim como a sua situação econômico-financeira.
As Demonstrações Financeiras fornecem subsídios para os processos de tomada de decisões e também são conhecidas como demonstrações contábeis.
‘’ Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
I- balanço patrimonial;
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
III - demonstração do resultado do exercício; e
IV- demonstração dos fluxos de caixas; e
V- se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.
O tratamento destas demonstrações financeiras varia de acordo com o tipo de constituição das sociedades empresariais , que são aquelas que, de acordo como o novo código civil, têm por objetivo o exercício de atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.
As sociedades empresariais se dividem em dois grupos principais:
• as sociedades anônimas – S.A e
• as sociedades limitadas – LTDA.
BALANÇO PATRIMONIAL
Conta é uma denominação dada aos elementos patrimoniais , isto é, aos bens , aos direitos, ás obrigações e ao patrimônio liquido , assim como aos elementos ‘’de resultados’’ , isto é, ás receitas e ás despesas.
“ Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência”.
“ Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registram , e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez (Capacidade de formar bens e direitos em dinheiro ) dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos :
I - ativo circulante; e
II - ativo não circulantes, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
§ 2º No passivo, as contas serão classificados nos seguintes grupos:
I - passivo circulante;
II - passivo não circulante;
III - patrimônio líquido, dividido em capital social, reserva de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
§ 3° Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente. ‘’
Exigibilidade – é o prazo em que as obrigações devem se pagas.
O termo ‘’ativo’’ pressupõe algo positivo, dinâmico , que produz, que gera ou tem capacidade para gerar riqueza no futuro.
O Balanço é adjetivado como sendo ‘’ patrimonial’’, evidentemente, porque refere-se ao patrimônio da empresa, isto é, ao conjunto dos seus bens, direitos e obrigações ( dito de outra maneira, aos seus ativos e passivos ).
‘“‘Liquidez refere-se à velocidade e à capacidade com a qual [algo] pode ser convertido em caixa” .
“ Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo :
I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercícios seguintes; [ ... ]” Caixas, Bancos .
Ciclo operacional :
O ciclo operacional completa sua trajetória em 12 meses, todos os recursos envolvidos são classificados como de curto prazo circulante.
Exemplos de recursos com estas características:
• o dinheiro e caixas e em bancos ;
• os créditos a receber;
• as mercadorias para R ;
• as matérias-primas brutas que aguardam para serem transformadas em produtos ;
• as aplicações de recursos em despesas que beneficiarão o exercício seguinte e outros assemelhados.
Trata-se de uma antecipação de despesas, ou seja, obrigação de pagar, já assumida, por alguma coisa ou serviço cujo fornecimento somente ocorrerá no exercício subseqüente .
Despesas antecipadas, despesas pagas antecipadamente, despesas do exercício seguinte, aluguéis a vencer, juros a vencer, seguros a vencer, etc.
Não circulantes são bens e
...