Atividades
Ensaio: Atividades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristinna2017 • 31/3/2014 • Ensaio • 1.248 Palavras (5 Páginas) • 343 Visualizações
Leia a tirinha de Affonso e Mazzei, antes de responder a questão:
Fonte: http://www.nadaver.com/o-sentido-da-vida-2/. Acesso em: 08 jan. 2014.
O desenvolvimento pessoal e profissional pode ser bastante facilitado com a compreensão de como construir o seu Projeto de Vida, desse modo, analise as afirmativas abaixo e considere Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Para elaborar um Projeto de Vida é necessário planejar seus objetivos, estimar tempo e recursos necessários ao alcance das metas.
( ) Projeto de Vida requer uma avaliação real das suas condições atuais e do que falta para chegar às condições almejadas.
( ) Organizar informações e estruturar ações pode atrasar a colocação dos sonhos em prática, bem como o alcance de suas metas.
( ) Conhecer as oportunidades existentes e compreender os recursos que possui (conhecimento, habilidades etc.) auxilia no projeto de vida.
( ) Para elaborar um Projeto de Vida é preciso, primeiramente, aprender a se autopromover e vender sua imagem ao mercado.
Assinale a alternativa que contem a sequência correta:
Escolher uma resposta.
a. V, V, F, V, F
b. F, V, F, V, V.
c. V, F, F, F, V.
d. F, V, V, V, F.
e. V, V, V, F, F.
Question 4
Notas: 1
Leia o texto abaixo:
O professor Luiz Carlos Cabrera comenta uma pesquisa feita pela consultoria PricewaterhouseCoopers com 4.000 jovens de 65 países que traçou um retrato da geração de profissionais nascidos de 1980 a 2000. Chama a atenção, em particular, o fato de 70% dos entrevistados afirmarem ter aberto mão de alguma expectativa para conquistar o atual emprego. Uma razão talvez seja o desejo que essa geração sente de equilibrar vida pessoal e trabalho — uma perspectiva que acaba sendo frustrada pelo ritmo frenético do trabalho atual.
Outra projeção mostra que 52% dos entrevistados definem como principal razão para ficar num emprego a possibilidade de progredir de forma rápida na carreira. Aqui entra em cena o conceito da porta estreita. O caminho do crescimento profissional passa por uma porta de abertura diminuta. Nem todos passam por ela.
Chegar ao outro lado exige uma estratégia definida e algumas táticas. A seleção natural da carreira pode ser cruel. Pela porta estreita, somente passam aqueles que, além de se preparar, de entender o contexto da empresa e de saber fazer alianças e parcerias, adquirem a capacidade de reagir às frustrações. Por isso, é importante ter um plano, para que não se percam no presente oportunidades relacionadas com o futuro.
Fonte: Adaptado de Cabrera, Luiz Carlos. Para crescer na carreira, deve-se passar por porta estreita. Revista Você S/A. Ed 184, set.2013. Disponível em http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/184/noticias/a-porta-estreita?page=2. Acesso em: 08 jan. 2014.
O texto se relaciona diretamente com as reflexões propostas pela autora sobre escolhas pessoais e sobre carreira. Em qual das afirmativas essa relação aparece?
Escolher uma resposta.
a. A redução dos empregos e a consequente sobrecarga de trabalho afeta os mais jovens.
b. A carga excessiva de trabalho decorre da falta de habilidade das pessoas na administração do próprio tempo.
c. As gerações mais jovens tendem a se preocupar mais com a ascensão social do que com a qualidade de vida.
d. A importância de ser flexível e estar atualizado com a realidade do mercado de trabalho, na elaboração do projeto de vida.
e. As carreiras atualmente são voltadas para as empresas, pois são definidas e gerenciadas por elas.
Question 5
Notas: 1
Leia os textos a seguir:
Texto 1
De acordo com a 11ª pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos, em parceria com a Nextview People, 56 % dos 46 mil jovens respondentes disseram que em algum momento de sua carreira abrirão um negócio próprio e 4% apontaram já ter um negócio próprio. Mais um ponto interessante: entre estes respondentes é que 51% pretendem empreender em seis anos, motivados a trabalhar em áreas com as quais se identifiquem. A pesquisa mostra, ainda, que caiu de 85% para 75% o interesse dos jovens em trabalhar em empresas privadas. Enquanto cai o interesse de trabalhar para terceiros, a vontade de conquistar, de ganhar dinheiro fazendo o que gosta e do jeito que quer, não para de crescer.
[...] Mas nem tudo são flores. Dar asas a um negócio próprio exige uma boa pesquisa de mercado e principalmente, um bom planejamento para levantar o valor a ser investido assim como para poder aguardar um determinado tempo até ver a cor do dinheiro de volta. É isso mesmo, os primeiros pro-labores provavelmente serão bem menores que o ultimo salário.
Fonte:http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/carreira-em-geracoes/2012/11/14/quais-sao-as-reais-expectativas-dos-jovens-empreendedores/. Acesso em: 12 dez. 2013.
Texto 2
No capitulo do livro-texto sobre o tema ”Projeto de Vida”, a autora recomenda uma análise minuciosa de vários aspectos que incluem uma autoanálise sobre a situação atual em todas as esferas de sua vida (Roda da Vida), análise de fatores internos e externos que podem interferir na consecução de seus objetivos pessoais e profissionais (Análise SWOT), bem como elaboração de planejamento detalhado de seus objetivos, forma e recursos necessários
...