Atividades
Por: nilsaluana • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 385 Palavras (2 Páginas) • 1.840 Visualizações
Atividade III (aulas 5 e 6)
1) Apresente de forma sucinta argumentos favoráveis à implantação de sistema de rotação de culturas (RC), apontando as principais vantagens e as possíveis dificuldades para a utilização da RC na agricultura brasileira.
R: Os benefícios do sistema de rotação de culturas são inúmeros. Podemos destacar sua contribuição na redução dos danos causados por pragas, doenças e plantas daninhas. Os resíduos deixados no solo pelas culturas anteriores beneficiam as culturas subsequentes. Esse sistema também melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo. Por se tratar do cultivo de diferentes espécies em um mesmo período, é imprescindível que seja feito o planejamento prévio para o sucesso de sua execução.
2) Apresente uma proposta de um sistema de produção, considerando os preceitos da rotação de culturas, a ser utilizado em um período de três anos, adequado à sua região.
R: O uso da rotação de culturas conduz à diversificação das atividades na propriedade, que pode ser exclusivamente de culturas anuais ou culturas anuais e pastagens, o que demanda planejamento da propriedade a médio ou mesmo a longos prazos. A escolha das culturas e do sistema de rotação deve ter flexibilidade, de modo a atender às particularidades regionais e as perspectivas de comercialização dos produtos. Em áreas onde ocorre o cancro da haste da soja, além de outras medidas de controle, como o uso de cultivares resistentes à doença e tratamento de sementes, o guandu e o tremoço não devem ser cultivados antecedendo a soja. O guandu, apesar de não mostrar sintomas da doença durante o estádio vegetativo, reproduz o patógeno nos restos culturais. Além disso, após o consórcio milho/guandu, indicado para a recuperação de solos degradados, deve-se usar, sempre, cultivar de soja resistente ao cancro da haste. O tremoço é altamente suscetível ao cancro da haste.
3) Quais seriam as principais razões e vantagens para adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP)? Que argumentos você utilizaria para apresentar e fomentar a utilização do sistema ILP a um produtor rural?
R: No sistema de integração lavoura- pecuária, o produtor rural é beneficiado com o aumento da produtividade e dos lucros em sua propriedade. Há uma menor exposição a perdas em função de problemas causados pelo clima. A fertilidade do solo e aumentada, principalmente pelo uso de adubos químicos e corretivos e também pelos restos culturais deixados pelas lavouras.
...