Atividades De Liderança
Artigo: Atividades De Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatyanny • 19/10/2014 • 1.941 Palavras (8 Páginas) • 4.025 Visualizações
Pergunta 1
As definições de competências enfocam a condição de aplicação adequada de conhecimentos, habilidades e destrezas; juntamente com atitudes e compromissos, bem como a capacidade integral de exercer uma atividade. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa verdadeira:
I. Esta definição contrapõe-se à aplicação do conceito em um campo restrito da educação, no qual se considera competências como o desenvolvimento de múltiplas capacidades.
II. Esta definição está de acordo com a compreensão de que uma pessoa competente em seu trabalho deve adquirir conhecimento e desenvolver habilidades variadas para a tomada de decisão, solução de problemas e conflitos e para negociar.
III. Esta definição está de acordo com a compreensão de que trabalhar com competência é ter habilidades e comportamento em lugar do antigo esquema de conhecimento e de destrezas.
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Apenas a afirmativa III está correta.
d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e. As afirmativas I, II e III estão corretas.
0,5 pontos
Pergunta 2
Os líderes eficazes têm a percepção não só das próprias emoções - pontos fortes e fracos –como também das dos outros, o que os capacita a entender suas reações. A inteligência emocional é considerada como o maior fator de contribuição para a eficácia da liderança. Esse tipo de inteligência tem a ver com a habilidade de conectar-se com as pessoas e de compreender suas emoções. Mediante pesquisa, descobriu-se que os líderes mais eficazes são parecidos num aspecto essencial: todos têm um alto grau de inteligência emocional.
Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa verdadeira:
I. A inteligência emocional refere-se a qualidades como compreensão dos processos intelectuais, empatia pelos outros e controle das emoções.
II. A inteligência emocional refere-se a qualidades como compreensão dos próprios sentimentos, empatia pelos outros e controle das emoções.
III. A inteligência emocional refere-se a qualidades como compreensão dos processos intelectuais, comprometimento com os objetivos organizacionais e controle das emoções.
a. Apenas a afirmação I está correta.
b. Apenas a afirmação II está correta.
c. Apenas a afirmação III está correta.
d. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
e. Todas as afirmações estão corretas.
0,5 pontos
Pergunta 3
A competência está associada às realizações das pessoas, àquilo que elas produzem e/ou entregam. A competência não é um estado ou um conhecimento que se tem e nem é resultado de treinamento. Há competência apenas quando há competência de ação. É o saber (conhecimento), saber fazer (habilidade) e querer fazer (atitude) e, principalmente, saber fazer acontecer. A atitude (querer fazer) representa uma predisposição das pessoas para um objeto, situação ou pessoa, que condiciona a sua atuação ou conduta para o mesmo. Nesse sentido, podemos afirmar que as atitudes:
I. Representam uma forma de comportamento, refletindo a posição unicamente favorável para o objeto, situação ou pessoa.
II. São constituídas por três componentes: cognitiva, afetiva e de estratégia de ação.
III. São, nos indivíduos, uma predisposição de reação que exerce uma influência frente à resposta de uma pessoa à outra, a uma coisa, uma ideia ou a uma situação.
Assinale a alternativa verdadeira:
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Apenas a afirmativa III está correta.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
0,5 pontos
Pergunta 4
Nas organizações, um dos aspectos do poder coercitivo está expresso pela violência e pelo assédio moral. Esse poder nasce do encontro entre a inveja e a perversidade. O assédio diz respeito à “conduta abusiva que se manifesta notadamente por comportamentos, palavras, atos, gestos, que podem causar danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando em risco o emprego desta ou degradando o clima de trabalho.” (HIRIGOYEN, 1998, p. 55) Ainda que o assédio no trabalho seja tão antigo quanto o próprio trabalho, somente no começo da década de 1990 é que ele realmente foi identificado como um fenômeno destrutivo, não só reduzindo a produtividade, mas também favorecendo o absenteísmo (ausências dos empregados ao trabalho), devido aos danos psicológicos que envolvem. O assédio moral nas organizações, geralmente, nasce de forma insignificante e propaga-se pelo fato de as pessoas envolvidas não quererem formalizar a denúncia por medo de perder o emprego ou encararem de modo superficial o problema, deixando
...