Atividades Para Fazer Com Crianças
Monografias: Atividades Para Fazer Com Crianças. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pedagogia_Bruh • 22/9/2014 • 470 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
A Música dos Nomes
- Tempo: 20 minutos
- Espaço: Sala de atividades, pátio ou jardim.
- Objetivo: reconhecer o seu nome e reforçar o vínculo com o professor.
- Escolher uma música na qual podemos incluir o nome das crianças. “Exemplos: “Se eu fosse um peixinho”, “A canoa virou”, “Ciranda, cirandinha” e” Fui no Tororó”.
- Reunir a turma e cantar, pode fazer uma roda que vai se formando com aqueles que ouvirem o próprio nome.
Chuvinha de Papel
- Sentar com as crianças no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixar todos rasgar as paginas livremente. Depois o papel picado pode ser aproveitado em colagens.
Todo mundo no trenzinho
- Material: cartolina, caneta, cola e uma foto de cada criança.
- Objetivo: favorecer o reconhecimento da própria imagem e da dos colegas.
- Preparação: em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Depois cada criança cola sua foto, em seguida, da para fazer uma roda e comentar uma foto de cada vez, exemplo: olha o Pedrinho, a cor da camisa do Pedrinho é azul. Pendurar o cartaz na parede da sala, para que assim as crianças o vejam com frequência.
Hoje é dia de novidade
- Material: caixa, objetos com diversas formas, texturas e tamanhos (caixinhas encapadas com papel ou tecido contendo areia, pedrinhas ou grãos variados), rolos de papel-toalha pintados ou encapados, luvas cirúrgicas com talco, argolas, potes de filme fotográfico com miçangas, garrafas PET pequenas com pedaços de papel colorido, chocalhos.
-Obs.: as caixas ou outros objetos que contêm miudezas devem estar bem vedadas, para que o conteúdo não escape..
- Objetivo: conhecer os objetos e formas de interagir.
-Inicie a brincadeira dizendo à turma que você trouxe uma caixa cheia de surpresas. Abra-a e tire de dentro dela um objeto por vez, mostrando as várias possibilidades de manuseio, as cores e os desenhos. Essa mediação é fundamental para despertar o interesse da garotada: é observando e imitando sua ação que a criança vai ampliar o repertório de movimentos e criar variações. Quando isso acontecer, chame a atenção das demais para o novo jeito de brincar. Assim você continua estimulando a imitação. Explore ao máximo cada peça, sacudindo, jogando, empilhando, torcendo ou colocando próximo ao ouvido. Só depois entregue-a às crianças. Distribua todo o conteúdo da caixa e permita que elas troquem as peças entre si.
Que som é esse?
- Material: objetos que emitam sons – chocalhos, sinos, matracas –, instrumentos musicais e brinquedos próprios para a idade.
- Objetivo: descobrir e produzir diferentes sons.
-O bebê é estimulado a descobrir os sons que um objeto emite. Espalhe diversos brinquedos por perto da criança e estimule-a a descobrir cada som movimentando o objeto: tocando, apertando, chocando-o com outro.
...