Atividades Práticas Supervisionadas - Engenharia Controle E Automação
Casos: Atividades Práticas Supervisionadas - Engenharia Controle E Automação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ericcarrilho • 25/9/2013 • 767 Palavras (4 Páginas) • 657 Visualizações
Atividades Práticas Supervisionadas - Engenharia Controle e Automação
Fundamentos de Hidrostática e Calorimetria
Etapa 1 – Conceitos Fundamentais, definição de fluido e propriedades dos fluidos. Fluido em Repouso e Pressão.
Um fluido é uma substância ou mistura de substâncias que se escoa, ou seja, flui, com maior ou menor facilidade. Consideram-se fluidos os líquidos e os gases.
A viscosidade é o atrito interno de fluido, isto é, a força de atrito entre camadas diferentes do fluido que se movem com velocidades relativas diferentes.
Um fluido encontra-se em equilíbrio hidrostático quando está em repouso relativamente ao recipiente onde está contido, ou seja, quando a sua velocidade de escoamento é nula.
Num fluido em equilíbrio hidrostático as forças que o fluido exerce sobre as paredes do recipiente são perpendiculares a estas.
Forças de pressão são forças perpendiculares à superfície sobre a qual atuam.
Num fluido em equilíbrio hidrostático, as forças de pressão num ponto do seu interior:
• Exercem-se perpendicularmente em todas as direções e sentidos
• Aumentam com a profundidade
A pressão média exercida por um fluido numa superfície é, por definição, igual ao quociente da intensidade da força de pressão pela área da superfície.
Para uma superfície elementar, em que a pressão se possa considerar constante em todos os pontos, define-se pressão num ponto dessa superfície como o limite do quociente anterior, quando a superfície tende para zero.
Num ponto interior de um fluido em equilíbrio hidrostático a pressão é igual em todas as direções.
Lei Fundamental da Hidrostática (Lei de Stevin)
Num dado local, o aumento da pressão de um fluido, quando se passa de um ponto para outro, a maior profundidade, no interior do fluido em equilíbrio hidrostático, depende da massa volúmica do fluido e é proporcional ao desnível entre os pontos referidos.
A diferença de pressão entre dois pontos a diferente profundidade, no interior de um líquido em equilíbrio hidrostático, é igual ao valor do peso de uma coluna de líquido, de área de base unitária e com altura igual à diferença de nível entre os dois pontos.
Demonstração
A Lei Fundamental da Hidrostática permite concluir que:
• A pressão no interior de um líquido em equilíbrio hidrostático aumenta com a profundidade
• A superfície livre de um líquido em equilíbrio hidrostático é plana e horizontal
• Dois pontos que se encontrem ao mesmo nível, no interior de um líquido, em equilíbrio hidrostático, estão à mesma pressão
• Dois pontos que se encontrem ao mesmo nível, no interior de um líquido, contido num sistema de vasos comunicantes, em equilíbrio hidrostático, estão à mesma pressão.
• Num sistema de vasos comunicantes, com dois líquidos não miscíveis, em equilíbrio hidrostático, as alturas dos líquidos, medidas a partir da superfície de separação, são inversamente proporcionais às massas volúmicas dos dois líquidos.
Queres saber
...