Atividades lúdicas
Pesquisas Acadêmicas: Atividades lúdicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Calebe12 • 22/9/2013 • 523 Palavras (3 Páginas) • 407 Visualizações
Atividades Lúdicas
Sabe-se que o lúdico é um instrumento que permite a inserção da criança na cultura, por meio do qual se pode permear suas vivências internas com a realidade externa. É um facilitador para a interação com o meio, através dele se aprende e são incorporados conceitos, preconceitos e valores. Nas brincadeiras, se materializam as trajetórias singulares de vida das crianças, seus valores e suas experiências, fazendo parte integral da formação da criança, os pais e a escola devem encarar isso de maneira a estar seriamente comprometido com o brincar de forma a desenvolver e educar a criança.
Segundo Vygotsky ( 1984), “A brincadeira é uma atividade dominante na infância, através dela a criança expressa sua imaginação, conhece seu corpo e até mesmo cria suas próprias regras”, dessa forma percebe-se a importância do professor desenvolver em sala atividades que proporcione a criança brincar e aprender de maneira mútua, tornando a aprendizagem mas prazerosa, vale ressaltar que a ludicidade e o jogo, desenvolvem diversas potencialidades na criança como a criatividade, o prazer, a interação entre as pessoas, a cooperação, imaginação, e aprendizagem, portanto se faz necessário que o educador reavalie seus conceitos com relação a essas atividades, suas práticas e que neste processo a criança tenha espaço para expressar sua fala, seu ponto de vista e suas sugestões.
Diante de tudo que foi falado, não há dúvidas da importância do brincar na aprendizagem da criança, então segue algumas atividades lúdicas que poderão ser realizadas em sala para uma maior compreensão da criança sobre determinados assuntos.
Atividades Lúdicas
Corrida de saco:
• O animador irá dividir a turma em grupos, cada grupo receberá um saco;
• Será marcado um ponto de chegada e outro de partida;
• O animador dará o sinal e um de cada vez irá fazer esse trajeto dentro do saco;
• Quando o jogador chegar no ponto marcado terá que responder a um problema matemático, o animador confere, se estiver correto, ele deverá voltar correndo e entregar o saco a outro do grupo;
• O que recebeu o saco terá que fazer o mesmo trajeto e responder a uma questão e assim sucessivamente;
• Vence a equipe que realizar toda a prova em menos tempo;
Passa- Responde
• O animador irá dividir a turma em dois grupos, cada um deve formar uma fila;
• O animador deve entregar para cada grupo uma caixa com várias perguntas sobre o assunto estudado;
• Ao som de uma música o primeiro da fila passa a caixa para o detrás e sucessivamente;
• O último da fila corre, coloca-se na frente, tira uma pergunta, lê e responde, se estiver correta, deverá passa a caixa para o que está atrás dele que continuará passando.
• Ganhará a equipe que tiver o maior número de acertos.
• Após a brincadeira o professor fará uma breve revisão
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