Ativos ambientais
Tese: Ativos ambientais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nicque • 5/11/2013 • Tese • 1.579 Palavras (7 Páginas) • 526 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Dos tópicos estudados acima, cada um tem sua importância, sendo dependente um do outro, se completando para um bom resultado e se doando para completo acerto, ajustando com dependências interligadas, assim destaca como um dos benefícios o importante Balanço Patrimonial que é a representação gráfica do patrimônio. No Balanço constam os valores do Ativo, do Passivo e do Patrimônio Líquido. O Balanço Patrimonial é uma das principais demonstrações contábeis. Ela reflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano de um período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data. O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento. Por esse motivo é tecnicamente chamado de “Balanço Patrimonial.
A importância de um lançamento contábil é o registro do fato contábil. Todo fato que origina um lançamento contábil deve estar suportado em documentação hábil e idônea. Assim são considerados com grande relevância que os ativos ambientais são gastos capitalizados e amortizados nos períodos presentes e futuros, que satisfazem aos critérios de reconhecimento como um ativo, o que ocorrerá quando houver controle de recursos aplicados por uma empresa como resultado de eventos passados e dos quais se espera benefícios econômicos futuros.
Destacando outros tópicos, pode-se verificar a grande importância e relevância do fator passivo ambiental que representa os danos causados ao meio ambiente, representando, assim, a obrigação, a responsabilidade social com necessidade de uma busca de equilíbrio, assim com perspectiva envolvidas para que funcione adequadamente e em sintonia com empresas em aspectos ambientais. Uma empresa tem Passivo Ambiental quando ela agride, de algum modo e/ou ação, o meio ambiente, e não dispõe de nenhum projeto para sua recuperação, aprovado oficialmente ou de sua própria decisão. Passivo Ambiental representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, destinadas única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental. Ele representa uma origem de recursos, uma obrigação que a empresa adquire perante terceiros. Diferenciando o ativo ambiental que é considerado um bem ou direito que seja de prioridade da empresa e que se destine ao exercício de sua atividade principal.
Pelo que se tem observado nas grandes reorganizações societárias, o montante das obrigações de reparação de danos ao meio ambiente tem efeito significativo sobre as negociações, causando sérios prejuízos ao comprador quando não detectadas no ato da negociação.
Realizar ações com responsabilidade significa buscar sempre salvaguardar a manutenção do equilíbrio entre cada conceito estudado, assim destacando também a importância de produção temporária e contínua, onde se fala de colheitas que consiste no período maior para alcançar o objetivo, proporcionando uma completa formação e se permitindo uma renovação para o futuro, a produção temporária também tem sua relevância, concretiza-se com mais rapidez não dando suporte para tanto e sendo objeto de exaustão à medida que seus recursos forem exauridos por imediato. Presumindo que as preocupações e relevâncias tem seu lugar, os temas referidos: Balanço Patrimonial, Ativo e Passivo ambiental, Lançamentos Contábeis, Baixar parcelas de contas de Ativos e Passivos ambientais e ainda destacando o que vem a ser Produção Temporária e Contínua, evolui para o grande contexto em conjunta, visando uma importância coletiva, assim representando uma conduta ética de que foram abordados e, que eles se envolvam para um bem evolutivo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 BAIXA DA PARCELA DA CONTA ATIVOS AMBIENTAIS
Conforme orientações da atividade neste tópico vocês devem fazer o lançamento de baixa da parcela correspondente aos ativos ambientais inutilizados contra a conta de resultados (RESULTADO CORRENTE).
Livro Diário
LIVRO DIÁRIO
Data Conta Devedora Conta Credora Histórico Valor
31-12 caixa Ativo ambiental Baixa de ativos ambientais 30.000,00
1’
2.2 BAIXA DA PROVISÃO DA CONTA PASSIVO AMBIENTAL
Conforme orientações da atividade neste tópico vocês devem fazer o lançamento referente o processo que a empresa ganhou onde se discutia o passivo, devendo reverter a provisão feita anteriormente.
Livro Diário
LIVRO DIÁRIO
Data Conta Devedora Conta Credora Histórico Valor
Caixa Passivo Ambieltal PROCESSO GANHO 70.000,00
2.3 NOVO BALANÇO PATRIMONIAL
Neste tópico o grupo deve desenvolver um novo Balanço Patrimonial depois dos dois lançamentos realizados acima, tendo como base o Balanço Patrimonial disponível nas orientações da atividade.
Balanço Patrimonial
ATIVO PASSIVO
CIRCULANTE CIRCULANTE
DISPONIVEL FORNECEDORES 300.000,00
CAIXA E BANCOS 400.000,00 PASSIVOS AMBIENTAIS 70.000,00
NÃO CIRCULANTE PATRIMONIO LIQUIDO
IMOBILIZAÇÕES CAPITAL SOCIAL 300.000,00
ATIVOS AMBIENTAIS 30.000,00
...