Atmosfera
Artigo: Atmosfera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Myyh • 24/4/2014 • Artigo • 325 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
A atmosfera é composta por diversos gases, os que se encontram em maior concentração são: nitrogênio, oxigênio, argônio, neônio e outros gases nobres. Esses gases estão presentes até uma altura de 25 Km, acima disso é possível encontrar também: dióxido de carbono, vapor de água e outros de origem industrial. Os gases poluentes e material particulado provenientes das atividades humanas ou naturais são depositadas diretamente na troposfera.
As principais fontes de gases poluentes provenientes de atividades humanas são: processos industrais, caldeiras, fornos e aquedores, construção civil, aviões, navios e barcos, caminhões e ônibus, automóveis e motos. Provenientes da natureza são: oceanos, decomposição biológica, praias e dunas, erosão eólica do solo e superfícies.
É preciso medir os constituintes da atmosfera, pois tem-se que avaliar os efeitos de poluição sobre o homem e seu ambiente e identificar qualquer causa possível e relação entre a concentração de poluentes e efeito sobre a saúde ou mudanças climáticas; controles legislativos de emissões de poluentes para assegurar a conformidade da qualidade do ar com padrões de emissão; estudar e avaliar interações de poluentes, entre outros.
As principais doenças relacionadas com a poluição do ar são: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, efisema, câncer de pulmão e doença cardíaca.
Os poluentes emitidos na atmosfera não ficam inertes, passam a ocorrer transformações físicas e químicas. As principais reações químicas são: processos fotoquímicos, reações ácido-base, reações do oxigênio atmosférico e ozônio estratosférico, ozônio troposférico, reações do nitrogênio atmosférico, reações do enxofre atmosférico, entre o monóxido e o dióxido de carbono atmosférico e a chuva ácida.
Os processos fotoquímicos são de extrema importância nas reações químicas da atmosfera. Ele é iniciado com a absorção de quantum de radiação eletromagnética, que na região do infravermelho não possui energia suficiente para quebrar ligações químicas, então são dissipadas em forma de calor, colaborando com o aumento de temperatura da atmosfera.
A radiação eletromagnética também é responsável pela produção de radicais livres, que estão envolvidos nos mais importantes processos da atmosfera.
...