Refração Da Luz Na Atmosfera Terrestre
Trabalho Escolar: Refração Da Luz Na Atmosfera Terrestre. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MateusLincoln • 25/4/2013 • 401 Palavras (2 Páginas) • 989 Visualizações
REFRAÇÃO DA LUZ NA ATMOSFERA TERRESTRE
Você sabia que quando vemos o pôr do sol, ele já se “pôs” e quando vemos o seu nascer, ele ainda não “nasceu”?! Isso também ocorre com muitos objetos que se encontram no verticalmente no céu (em relação à nossa cabeça). Além do caso da velocidade da luz, também ocorre outro fenômeno muito conhecido por nós: a refração. Como já foi dito antes, a refração ocorre quando raios de luz atravessam objetos. Vamos entender como estes fenômenos ocorrem:
●Quando os raios de luz emitidos pelo sol (vamos tomá-lo como exemplo) atingem verticalmente a terra, são refratados pela atmosfera terrestre. Já que o caminho percorrido pela luz do astro é maior quando ele está no horizonte, do que quando ele está mais acima, esse fenômeno é percebido mais neste momento.
●Mesmo que o ar não tenha grande densidade, como a água, ele ainda consegue refratar, mesmo que pouco, os raios de luz que adentram em nossa atmosfera. A refração aumenta das camadas mais altas para as mais baixas, pois a atmosfera terrestre é menos densa com maior altitude e mais densa quanto mais próximo do solo.
●Essa refração também altera cores. Como, por exemplo, quando o sol ou a lua se encontram próximos ao horizonte, se tornam avermelhados. Isso porque quando a luz branca (junção de todas as cores) é refratada em partículas de poeira, gotículas de vapor ou cristal de gelo, ela se divide em outras cores. No caso do avermelhado, a luz emitida (ou refletida, no caso da lua) percorre um caminho maior quando os astros estão em nosso horizonte do que percorreria se os mesmo estivessem mais acima. E já que o vermelho e cores próximas possuem baixa freqüência, é mais fácil para elas “furar” esse filtro da atmosfera. O que não ocorre com cores como azul ou violeta.
Observação: ambos os fenômenos não ocorrem quando o sol ou a lua está na posição vertical, pois luz que incide verticalmente não é desviada. Já no caso das cores, à distância percorrida pela luz é menor, o que a faz atingir as baixas altitudes de forma mais parecida com a luz inicial, sem ser filtrado de forma percepitível.
NOTA: Para efeitos de cálculos, a velocidade da luz no ar, é a mesma velocidade da luz no vácuo. Mesmo que o ar tenha densidade maior que o vácuo o que o faz refratar levemente a luz.
...