Atps
Artigos Científicos: Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ggrazi • 13/3/2015 • 338 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância dos Indicadores Sociais na formulação de políticas públicas. Os indicadores sociais mostram estatísticas sobre o estado social da nação, que auxiliam na construção das políticas públicas para o bem estar da população. São implantados em cima de dados relevantes, válidos e das informações obtidas nos diversos tipos de indicadores, de acordo com a necessidade para a formulação de cada política, com a hipótese de superar eventuais problemas identificados no país e garantindo melhoria dos serviços com qualidade.
Políticas Públicas
Para falarmos de política pública é essencial trazer o perfil autoritário e conservador do Estado, que desde 1930, quando se iniciou o processo de urbanização fixou se o interesse no desenvolvimento, onde o papel de gerador de Bem Estar Social não prevalecia, apenas seus interesses eram levados em conta visando o crescimento econômico, não havia um olhar para transformação da realidade da sociedade.
Surgem neste momento movimentos sociais por parte da população trabalhadora, por melhores condições de vida. Vale ressaltar que o Estado usa das políticas públicas como um processo de negociação com as classes menos favorecidas, pois precisava de força de trabalho para sustentar o sistema capitalista, onde o que predomina é o ato de produzir e consumir.
Em uma de suas definições pesquisadas, trazemos “política pública como reflexo das transformações econômico-sociais capitalistas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não favorecidas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo”.
Considerando que “Política pública é o ato por parte do Estado de oferecer o bem estar de um povo”, podemos ressaltar até que ponto o interesse da população realmente é levado em conta, onde pobres estão cada vez mais dependentes de benefícios, onde não se é oferecido trabalho de maneira que o trabalhador seja capaz de assumir uma posição independente, onde políticas sociais atendem não só a necessidade do trabalhador mais também do capital.
...