Atps
Ensaios: Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nandocardoso • 14/3/2015 • 453 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
Anhanguera Uniderp – Unidade Agrárias.
Trabalho:
Basquetebol.
Tema: Resumo- capítulo 8
Aluno: Fernando Guimarães Cardoso de Arruda- Licenciatura RA: 6059016544.
Campo Grande, MS, Maio de 2014.
Disciplina: Basquetebol.
Introdução:
A discussão de uma possível metodologia de observação do jogo. A elaboração de critérios para identificar situações recorrentes ao longo do jogo e para análise das razões de seu fracasso ou sucesso, independente das características estratégico-táticos. Este capítulo mostrará as fases de oposição entre ataque e defesa, fará um breve comentário sobre estratégia, tática e técnica, a análise do jogo, o desequilíbrio da defesa e por fim a análise do jogo.
Capítulo 8:
As situações do jogo exigem a organização para defender e atacar, onde as repetições desses fundamentos formam a tônica do jogo. Qualquer análise do jogo recai no mínimo sobre estratégia, tática e técnica. Onde todo o conteúdo teórico do jogo determina a priori e constitui a estratégia, onde a tática é a pratica do jogo, ou seja, o produto da interação entre as equipes, a manifestação motora dessa interação acontece com a execução dos fundamentos do jogo, o que constitui a dimensão técnica.
A estratégia e a tática são as duas dimensões organizativas de uma equipe. A tática pode ser dividida em individual e coletiva. A técnica é caracterizada pela execução, a tática pela adaptação, e a estratégia pelo planejamento. A quantidade de informações gerada em um jogo tem um volume muito superior à capacidade de assimilação de qualquer observador. O lapso de tempo entre a desestruturação da defesa e sua reorganização é suficiente para que o espaço criado pelo ataque seja ocupado por um atacante livre de marcação e, assim, realiza-se a finalização em boas condições.
Todos os fundamentos e interações na partida sempre buscarão uma superioridade numérica, onde em um jogo de 5 x 5, o ataque busca uma situação momentânea de cinco atacantes contra quatro defensores, para criação de espaço para uma finalização tecnicamente mais fácil e pelo jogador mais apropriado. A criação de espaço é o conceito fundamental para um ataque posicionado. Onde existem duas possibilidades: fixação da defesa e atraso da defesa.
A fixação da defesa são ações coletivas. Como: fixação periférica (centro do ataque); fixação central; fixação lateral.
Já o atraso da defesa é a criação de espaço resultante de situações dinâmicas, quando a superioridade numérica pode não ocorrer. Como: desmarque com bola; desmarque sem bola; bloqueio direto; bloqueio indireto; isolante exterior; isolante interior.
...