Atps
Casos: Atps. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucioanomaciel • 16/3/2015 • 725 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
O propósito do planejamento e controle, é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como se deve. O controle envolve a avaliação do desempenho dos empregados, de setores específicos da empresa e da própria como um bloco, e a conseqüente aplicação de medidas corretivas se necessário.
Em resumo o objetivo do Planejamento e Controle da Produção é proporcionar uma utilização adequada dos recursos, de forma que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos, para atender um plano de vendas aprovado.Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são muitos: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, conseqüentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente. Em resumo, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.
ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção. Para atingir estes objetivos o Planejamento e Controle da Produção reúnem informações vindas de diversas áreas do sistema de manufatura.
FLUXOS DE INFORMAÇÕES DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Sendo assim, pode-se considerar o Planejamento e Controle da Produção como um elemento central na estrutura administrativa de um sistema de manufatura, passando a ser um elemento decisivo para a integração da manufatura. O Planejamento e Controle da Produção um elemento decisivo na estratégia das empresas para enfrentar as crescentes exigências dos consumidores por melhor qualidade, maior variação de modelos, entregas mais confiáveis. Por isso, a necessidade de se buscar uma maior eficiência nos sistemas de Planejamentos e Controles da Produção. No entanto, independente do sistema de manufatura e estrutura administrativa, um conjunto básico de atividades de Planejamento e Controle da Produção deve ser realizado. Estas atividades são necessárias para a consecução dos objetivos do Planejamento e Controle da Produção, mas não necessariamente deverão estar todas sendo executadas numa área específica. Isto dependerá da configuração organizacional adotada pelo sistema de manufatura. As atividades devem ter uma hierarquia, isto é, devem ser executadas segundo uma ordem.
Existem três níveis hierárquicos para o Planejamento e Controle da Produção:
* Nível Estratégico (longo prazo);
* Nível Tático (médio prazo);
...