Atps
Casos: Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CLAUDIALDAN • 18/3/2015 • 259 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Exportação
O processo de exportação se assemelha ao da importação, mas a algumas diferenciações como um processo nomeado de Prospecção, o qual fornece informações estratégicas à empresa que deseja exportar, para que todo esse processo se realize de maneira rápida e precisa. Após isso, ocorre a emissão da Fatura Proforma e sua consequente aprovação. Depois é imprescindível solicitar uma licença para realizar a exportação, a RE (Registro de Exportação).
Após isso, fazer o booking que significa reservar um espaço no contêiner do navio. Essa reserva deve ser realizada com a maior antecedência possível, visando garantir o embarque na data apropriada.
Posteriormente deve ser feita a emissão de certos documentos alistados abaixo:
Emissão DANFE (documento auxiliar de nota fiscal eletrônica)
Packing List
Certificado de Origem
IN VOICE
Conhecimento de Embarque (emitido pela companhia marítima)
Com exceção da Emissão DANFE, todos os outros documentos devem ser despachados ao importador.
No momento do desembaraço, acontecem novamente os canais de parametrização. Mas, á um detalhe; Na exportação normalmente é sinalizado o canal verde para mercadoria por não conter tributos altos.
Em seguida, deve ser efetuado o DDE (Declaração de Despacho de Exportação) e pagamento do IE (Imposto de Exportação).
Por fim, emitir o comprovante designado como CE (Certificado de Exportação) no SISCOMEX.
Tanto o pagamento das importações quanto os recebimentos das exportações devem ser feitos através de contrato de câmbios em instituições autorizadas pelo BACEN.
Este foi o relatório do que pudemos absorver das aulas da Professora Izolina sobre Logística Internacional. Ficamos gratas por clarear a nossa mente em aspectos significativos para uma empresa e essenciais para a economia do nosso país.
...