Atps
Monografias: Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jufolha • 21/3/2015 • 2.920 Palavras (12 Páginas) • 193 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
FERNANDA CALCIDONI DE TOLEDO RA: 7320523718
JULIANA APARECIDA FOLHA RA: 7365535531
MARIA ALBERLANIA FIGUEIREDO DE LIMA RA: 7320534756
MARIA APARECIDA NOGUEIRA LUIZ RA: 7321547116
TAMIRES SIQUEIRA GOZETTO RA: 7328558014
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação da Luana Fernanda Rodrigues Fabregat.
Piracicaba, 07 de outubro de 2013
ETAPA 1
IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE SE VIVE E AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR
Durante a história da humanidade muitas teorias foram formadas para explicar os mais variados assuntos, como por exemplo, o surgimento da vida. Todos os acontecimentos e fatos eram baseados no mito. As histórias eram norteadas a partir da fantasia, acreditava-se que os deuses eram os responsáveis pela criação das coisas, não existia algo lógico e racional para as explicações.
Com o passar do tempo o homem começou a fazer observações procurando explicar a causa das coisas. Historicamente surge a Filosofia.
A filosofia ganha importância no momento em que surge a necessidade de indagar, questionar e refletir sobre explicações pré-estabelecidas, ou seja, transformar em pergunta tudo o que está com respostas acabadas.
Muito se demonstrou ao longo da história a contribuição dos filósofos na prática de compreender a realidade e a necessidade de pôr tudo à prova, inclusive a si mesmo, a filosofia questiona a linguagem, a lógica e a ciência, entre outras elaborações, constrói posições que busca melhor compreender os fenômenos humanos e naturais (MANCE, 1988).
A filosofia cumpre um papel muito importante para a compreensão da sociedade e do mundo atualmente. Desde que nascemos estamos cercados de paradigmas, conceitos e valores tradicionais. Refletir é uma maneira de se por em questão os conhecimentos que possuímos é interrogar sobre o nosso conhecimento. A filosofia tem intenção de estimular a consciência, o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora ao homem (URBANSKI, 2008).
A reflexão filosófica é um ato necessário para um bom funcionamento da razão humana. Porém, atualmente vivemos em uma sociedade onde a arte de pensar não é muito interessante para a classe dominante porque a verdade pode ser um perigo para quem a apresenta. Muitas pessoas já pagaram com sua própria vida a ousadia que tiveram em ir além, quebrando conceitos pré-estabelecidos, duvidando e questionando a verdade.
Nos dias de hoje é conveniente para o homem moderno afastar-se da filosofia, pois tudo parece estar meio pronto, as pessoas vão apenas melhorando e aperfeiçoando, deixam de lado o verdadeiro sentido do filosofar poucos discutem as consequências de determinadas ações para o homem.
Este fato pouco estimula o senso crítico, a dificuldade para se filosofar é devida também à omissão da Educação, de não estimular o senso crítico das crianças. Desta maneira cria-se uma tranquilidade e todos os problemas sociais se passa despercebido como normal sem preocupação para onde nos levará.
Segundo Desidério Mucho a filosofia é um conjunto de problemas, teorias e argumentos, ensinar filosofia é ensinar esses problemas, teorias e argumentos. Assim torna-se um grande desafio o ensino da filosofia. O estudante será estimulado e ajudado a pensar sobre o problema, fornecendo instrumentos filosóficos capazes de gerar contestações, diferentes opiniões, defender e argumentar ideias. Mas o ensino de filosofia nas escolas atuais não segue sua verdadeira função, dos alunos espera-se que ele compreenda apenas as ideias filosóficas, os autores, pois não é nada interessante ter em sala de aula um ser pensante, contestador e crítico.
A implementação da didática da filosofia no currículo escolar de ensino médio sempre foi tema de discussão durante tempos, a dificuldade é que muitas pessoas não enxergavam que qualquer que fosse a disciplina (Ciências, Artes, História, Educação Física, Matemática, Português e outras) comportava, incluía, abrigava, implicava uma atividade reflexiva. Nenhum dos profissionais dessas áreas tinha obrigação de tratar desses aspectos reflexivos de sua disciplina.
Conforme as Orientações Curriculares do Ensino Médio divulgado pelo Ministério da Educação em 2.006 a Filosofia cumpre um papel formador dos alunos, pois articula noções de modo bem mais duradouro que outros saberes. É contribuição mais importante da Filosofia: fazer o estudante aceder a uma competência discursiva - filosófica.
A Filosofia é teoria, visão, crítica, trabalho do conceito, devendo ser preservada como tal e não como somatório de ideias que o estudante tenha que decorar. Desta maneira as propostas pedagógicas das escolas devem obrigatoriamente assegurar tratamento disciplinar e contextualizado para o conhecimento da Filosofia.
ETAPA 2
O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX1
Nas duas últimas décadas do século XX, o cenário mundial sofreu significativas transformações tecnológicas, organizacionais, geopolíticas, informacionais, educacionais, comerciais, financeiras, institucionais, culturais e sociais, em função da nova ordem mundial que está inter-relacionada com a Revolução da Informação e do conhecimento (LASTRES, 1999).
Não podemos pensar em futuro sem pensar na qualidade da educação.
Sob essa ótica é importante ressaltar que a Sociedade do século XXI e em especial a Brasileira, busca uma educação que vise formar para a autonomia devendo fomentar nos educandos a curiosidade e a criticidade, considerando que um educador que busca despertar esses aspectos em seus educandos, não pode basear-se apenas na memorização mecânica (FREIRE, 2002).
Educar
...