TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Adm Financeira E Orçamentaria

Pesquisas Acadêmicas: Atps Adm Financeira E Orçamentaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  4.394 Palavras (18 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO..............................................................................................................................4 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO........................................................................................5

DESENVOLVIMENTO ECOMNÔMICO BRASILEIRO (Populismo)........................................7

BRICS................................................................................................................................................9

BREVE HISTÓRICOS SOBRE OS PAÍSES DO BRICS...........................................................................9

INFLUÊNCIA DO BRICS NA ECONOMIA MUNDIAL ... ................................................................10

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL......................................................................................11

RELATÓRIO..................................................................................................................................13

CONCLUSÃO................................................................................................................................14

BIBLIOGRAFIA............................................................................................................................16

INTRODUÇÃO

Apresentaremos nesta atividade complementar o Desenvolvimento Econômico como na sua essência literal e absoluta e assim compreender as suas estruturas e todas as suas prerrogativas. O Desenvolvimento Econômico ocorre quando a renda real de um país proveniente de atividades produtivas aumenta no decorrer de um determinado período de tempo. Quando falamos em renda nacional, referimo-nos ao produto total de um país, relativo a bens e serviços finais.

O desenvolvimento econômico é medido por índices internos, pertencentes às instituições nacionais e externos, estes referentes aos parceiros e instituições estrangeiras. O desenvolvimento dessa natureza é considerado um processo que requer estudos, planejamento e ações constantes; atua em determinadas potencialidades do país e pode representar modificações e novas direções em virtude de algumas variáveis (políticas, ambientais, mercadológica, etc.).

A concepção do desenvolvimento econômico está interligada a processos dinâmicos, acumulação de capital, geração de renda, geração de financiamento e oportunidades de mercado. Está mais presente nas economias capitalistas. É um processo quantitativo e qualitativo. Aquilo que nos leva a analisar e tomar conclusões a partir de diversas técnicas que nos permitem avaliar uma empresa, principalmente no que diz respeito a sua rentabilidade, ao seu fluxo de caixa, a sua real permanência em lucratividade e longevidade no mercado.

Observaremos também que a junção das mais variadas técnicas nos permitem avaliar com maior precisão o que de fato pode se tomar como medida estratégica dentro de uma empresa, garantindo uma maior precisão dos fatos.

ETAPA 1

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Desenvolvimento econômico, ou crescimento econômico é acompanhado pela melhoria do padrão de vida da população e por alterações fundamentais na estrutura de sua economia.

A discussão sobre o tema é bem variada, entre os economistas, onde avalia-se que a desigualdade social é o fundamento para o desenvolvimento econômico, atrelado a industrialização e não industrialização dos países.

O desenvolvimento econômico é quase sempre precedido por mudanças políticas profundas, onde avalia-se a capacidade de desenvolver-se ou não, atrelado a industrialização ou não de um pais, bem como a capacidade do pais em gerar renda, e consequentemente as questões sociais são reestruturadas.

Dentro do conceito de desenvolvimento surge o conceito de subdesenvolvimento, que são países que buscam o desenvolvimento, tema discutido acima. O conceito surgiu após a Segunda Guerra Mundial.

Existem algumas formas de mensurar o desenvolvimento econômico de uma nação, são elas: Índice de Gini, que é um indicador que calcula a concentração ou desigualdade. Ele mede o grau de concentração de renda. Desenvolvido pelo matemático Italiano Conrrado Gini, O coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países.

O Coeficiente varia entre 0 e 1, Sendo que quanto mais próximo do zero menor é desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um maior a concentração de renda do país. Na pesquisa divulgada em 2009 mostra que o Brasil é 54,4 ou 0,544 relativos ao ano 2008, O que demonstra que o nosso país tem uma alta concentração de renda.

O Índice de Gini é calculado com razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz – Um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender as desigualdades.

Representação gráfica do Coeficiente de Gini. O eixo horizontal representa a porcentagem de pessoas , e o eixo vertical, a porcentagem da renda. A diagonal representa a igualdade perfeita de renda, o coeficiente de Gini = a / (a + b).

A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Para se montar esta curva é necessária obter dados do índice de Gini. É uma representação gráfica constituída a partir da ordenação da população pela renda. Onde a palavra chave é consumo e economia, A curva de Lorenz (ou Curva de Concentração Lorenz) Consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição de rendimentos entre as famílias numa determinada economia ou sociedade. O Gráfico consiste num diagrama em que um dos eixos é colocado a variável rendimento e no outro lado a população, Ambos representados por classes percentuais que cabe a cada grupo da população, O que permite fazer uma leitura do tipo:’’ Os X% da população mais pobre detém Y% do total de rendimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com