Atps Administracao
Monografias: Atps Administracao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexandremonteir • 25/4/2014 • 8.993 Palavras (36 Páginas) • 362 Visualizações
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
ADMNISTRAÇÃO – 1º SEMESTRE
ALEXANDRE MONTEIRO PEREIRA – R.A. 7565563191
ANDRÉ LUÍS C DA SILVA – R.A. 8138748466
BIANKA SOUZA DE OLIVEIRA – R.A. 7505569516
CAROLINE MOREIRA MARCONDES MONTEIRO – R.A.7510580989
TATIANE CRISTINA DE ALMEIDA CAMARGO CAVALCA – R.A. 7513560914
VICTÓRIA IUAN CAVALHEIRO – R.A. 7569620470
TUTOR PRESENCIAL: LUIZ FERNANDO VENTURA
TUTOR À DISTÂNCIA: KELLY SINARA RESENDE
PROFESSOR EAD: MÔNICA SATOLANI
ATPS: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
PINDAMONHANGABA
09/2013
Etapa 1
INTRODUÇÃO
Administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de empresas.
Porém, somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de
organização, que significa os esforços humanos organizados; feitos comuns com um fim específico; um objetivo, uma vez que trata-se de organizações que podem ser públicas e sociedades de economia mista ou privada, com ou sem fins lucrativos.
A teoria clássica da administração ou Foyolismo foi idealizada pelo engenheiro francês
Henri Fayol a partir da década de 1910, buscando a ênfase na estrutura organizacional pela visão do homem econômico e pela busca da eficiência.
A palavra ADMISTRAÇÃO vem do latim ADMINISTRATIONE, que significa direção, gerência, ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar os negócios, pessoas ou recursos.
DESENVOLVIMENTO
As funções administrativas desenvolvem-se com os objetivos do administrador em sua rotina, onde suas principais funções são:
* Fixar objetivos (planejar);
* Analisar (conhecer os problemas);
* Solucionar os problemas;
* Organizar e alocar recursos ( recursos financeiros e tecnologias e as pessoas);
* Pessoas (liderar);
* Comunicação, dirigir e motivar;
* Negócios;
* Tomar decisões (rápidas e precisas);
* Mensurar e avaliar (controlar).
Desta forma, o planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões que deverão ser tomadas para que as metas e propósitos sejam alcançados.
Teoria Clássica da Administração
A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol, a partir da década de 1910. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.
Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade
Fundamentos
Henri era engenheiro de minas dedicou sua vida à empresas no setor de mineração. Chegou a recuperar a Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville da falência, quando assumiu o seu cargo de diretor geral. Creditava seu sucesso como administrador a um sistema de administração que é descrito em Administration Industrialle et Genéralle (Administração industrial e geral), publicado em 1916. Este sistema repousa sobre uma distinção das funções essenciais da empresa em seis categorias e as funções do administrador em cinco elementos. Além disso, enuncia 14 princípios gerais da administração, que refletem orientações gerais embutidas nele
Segundo Idalberto Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas:
• Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
• Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.
• Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.
• Segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
• Contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
• Administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções.
As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa.
Elementos da função administrativa
• Planejar - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização.
• Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo
...