Atps Administração Da Produção E Operações
Trabalho Escolar: Atps Administração Da Produção E Operações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulojfguariba • 19/9/2013 • 7.439 Palavras (30 Páginas) • 2.356 Visualizações
Administração da Produção e Operações
1 INTRODUÇÃO
Como a evolução dos negócios e o aumento da concorrência, que vem obrigando organizações a se preocuparem cada vez mais com a produção de seus produtos e serviços, gerando uma constante busca na melhoria da qualidade. Com isso mostra e faz que a importância da qualidade seja cada vez mais trabalhada no ambito dos cursos universitários, das organização e também disponibilizada em vários meios literários. A importância da qualidade pode ser trabalhanda de muitas formas, isso dependerá do objetivo estratégico de cada organização. A qualidade pode ser aplicada, em todos os setores ou departamento da organização, na busca de um processo de melhoria.
2 OBJETIVO
A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.
A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos:
Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo.
Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços.
Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos.
Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta.
Ergonomia
Estudo de tempos e movimentos
Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento.
Planejamento e controle de projetos.
3 METODOLOGIA
O trabalho foi realizado baseado em um conjunto de referências bibliográficas, em aulas ministradas nas disciplinas cursadas na grade da Administração de Empresas da UNIDERP – Anhanguera – Pólo Matão sobre o tema Administração Financeira e Orçamentária, em pesquisas realizadas pela internet, em pesquisas feitas em sites e livros. Após delimitar o assunto a ser abordado, foram feitas as pesquisas para estudar e aprender as competências e habilidades requeridas na atuação profissional baseadas nas informações pesquisadas.
4 DESENVOLVIMENTO
4.1 Dados da empresa
Foi escolhido uma empresa de fabricação de bolsas em couro e tecidos para a ATPS de administração da produção e operações:
Nome da empresa: Maryanne Bolsas EPP.
Localização: AV 15 de novembro, nº 1.420 centro, Matão SP.
Seguimento atuante: Fabricação de bolsas em couro e tecidos em geral
Porte: Pequeno
Publico alvo: Classe feminina(direcionado diretamente para classe A e B)
Proprietário: Maryanne Aparecida de Vasconcelos
Missão:Ser a primeira no segmento de bolsas de couro e tecidos, na macro-região de Matão/SP.
Visão:Ser sinônimo de qualidade e alto padrão, proporcionando satisfação à nossos clientes.
Valores: Fabricar produtos de alta Qualidade aos nossos Clientes, tendo o compromisso de excelente atendimento e produtos, assim proporcionando a satizfação aos nossos clientes e sempre fabricar e oferecer produtos que atendam as exigencias do mercado.
Contato: Jorge Roberto Lima – Gerente Geral.
4.2 Previsões de demandas
Segundo Kotler (1991), a demanda de um produto é “o volume total que seria comprado por um grupo definido de consumidores em uma área geográfica definida, em um período de tempo definido, em um ambiente de mercado definido e mediante um programa definido de marketing”. Previsão de demanda é uma estimativa do que pode ser a demanda futura sobre certas condições conjecturais (MOON et al.,1998).
Um sistema de previsão de demanda possui cinco etapas operacionais (MURDICK & GEORGOFF, 1993; WRIGHT; LAWRENCE & COLLOPY, 1996; KLASSEN & FLORES, 2001; ARMSTRONG, 2001):
1- Definição do problema a ser resolvido, ou seja, qual a variável a ser prevista;
2- Obtenção do padrão de demanda (histórico de demanda) e dados contextuais;
3- Escolha dos métodos de previsão;
4- Implementação dos métodos selecionados;
5- Monitoramento das previsões.
Os padrões de demanda são resultados da variação da demanda com o tempo, ou seja, do crescimento ou declínio de taxas de demanda, sazonalidades e flutuações gerais causadas por diversos fatores (BALLOU, 2001). Há dois tipos de padrões de demanda, os padrões de demanda regular e de demanda irregular. Os padrões de demanda regular podem ser decompostos em cinco componentes (MENTZER & GOMES, 1989; MAKRIDAKIS; WHEELWRIGHT & HYNDMAN, 1998):
1 - Demanda média para o período (nível);
2 - Tendência;
3 - Sazonalidade;
4 - Fatores cíclicos (ciclos de negócios ou ciclos de vida de serviços ou produtos);
5 - Variações aleatórias (erro aleatório).
Padrões de demanda irregular são particularmente difíceis de prever e ocorrem por vários motivos: o padrão de demanda é dominado por pedidos grandes de clientes não frequentes; a demanda pode ser derivada da demanda de outros produtos ou serviços; o padrão de demanda pode ser um resultado de dados espúrios ou eventos especiais; entre outros (BALLOU, 2001).
Em termos de classificação, os métodos de previsão podem ser divididos em dois
grupos distintos que levam em consideração o tipo de abordagem utilizada:
1
...